Os 94 deputados eleitos para atuar no Legislativo paulista pelos próximos quatro anos tomaram posse na tarde desta sexta-feira (15/3), no Plenário Juscelino Kubitschek. A solenidade marca o início da 19ª Legislatura (2019-2023) e foi presidida pelo deputado Cauê Macris (PSDB). Autoridades dos três Poderes, convidados e populares lotaram o Palácio 9 e Julho para a sessão, iniciada às 15h.
Foram reconduzidos ao cargo 42 parlamentares, outros 48 assumiram as vagas pela primeira vez e quatro, que tiveram mandato em anos anteriores, retornaram a Casa.
A mesa foi formada pelo governador João Doria, o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), o segundo secretário da Casa, deputado Estevam Galvão (DEM), além do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Artur Marques.
A Alesp é o único parlamento estadual do Brasil a iniciar os trabalhos em março. Nos demais, a posse ocorre no dia 1° de fevereiro. A data foi fixada pela Constituição Estadual a partir de 1971 e, à época, coincidia com a posse dos governadores.
Entre os deputados que terão uma sequência no trabalho está Fernando Cury do PPS. O parlamentar de Botucatu recebeu 98 mil, atingindo a marca de 0.5% de todos os votos válidos do Estado. A votação de 2018 superou em muito os números da eleição de 2014 quando Cury se elegeu já na primeira vez em que encarou a disputa levando a sigla do PPS, com 85.925 na oportunidade.
De acordo com informações apresentadas pela Justiça Eleitoral, o botucatuense saiu da cidade com praticamente a mesma votação obtida na primeira eleição, pouco menos de 39 mil votos, número que o impulsionou na disputa. Diferente da primeira eleição, Fernando ampliou em muito sua votação fora das divisas municipais, atingindo aproximadamente 60 mil votos em todo o Estado.
Essa é a primeira vez na história que Botucatu tem um deputado reeleito pelo município. Outros políticos exerceram o cargo mais de uma vez, mas em nenhuma oportunidade foram reeleitos de maneira direta. Os quase 100 mil votos obtidos por Fernando Cury o colocaram como 26º deputado estadual mais votado do Estado.
Mesa da Câmara (notícia Alesp)
Após tomarem posse para a 19ª Legislatura os deputados estaduais escolheram a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo para o biênio 2019-2021. O deputado Cauê Macris (PSDB) foi eleito presidente da Alesp com 70 votos. A deputada Janaina Paschoal (PSL) teve 16 votos, o deputado Daniel José(Novo) e a deputada Mônica Seixas da Bancada Ativista (PSOL) tiveram 4 votos cada.
“A disputa eleitoral termina aqui neste momento. A ideia é que consigamos fazer o bom debate, independente das posições ideológicas e no final achar um meio termo positivo daquilo que é bom para o povo de São Paulo. Essa é nossa expectativa por parte da nova Legislatura que se inicia no dia de hoje”, afirmou Macris.
Para a primeira secretaria da Casa, foi eleito o deputado Enio Tatto (PT). “Estou assumindo o 5º mandato e quero agradecer a todos os meus eleitores, à minha família, à minha bancada. A expectativa é que tenhamos um parlamento mais oxigenado e a gente consiga cumprir uma das nossas principais atribuições que é a fiscalização do Poder Executivo”.
Assumirá a segunda secretaria o deputado Milton Leite Filho (DEM).
Mesa diretora biênio 2019-2021
Presidente – Cauê Macris (PSDB)
1º secretário – Enio Tatto (PT)
2º secretário – Milton Leite Filho (DEM)
3º secretário – Bruno Ganem (PODE)
4º secretário – Léo Oliveira (MDB)
1º vice-presidente – Gilmaci Santos (PRB)
2º vice-presidente – Ricardo Madalena (PR)
3º vice-presidente – Coronel Telhada (PP)
4º vice-presidente – Barros Munhoz (PSB)
Compartilhe esta notícia