Fase I do projeto de extensão aconteceu no dia 15 de junho.
No dia 15 de junho, aconteceu a Fase I do Torneio de Matemática, um projeto de extensão universitária promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, sob a coordenação da professora Eliana Contharteze Grigoletto, do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia.
No total, 80 estudantes de 8 escolas do município de Botucatu, sendo 4 públicas e 4 particulares, participaram da Fase I do Torneio de Matemática, que visa fortalecer a aprendizagem da matemática no ensino médio, promovendo a participação de estudantes em um torneio de matemática, uma competição, na qual os estudantes são vistos como atletas, seus respectivos professores como técnicos, e a equipe responsável pelo torneio como mediadora.
Além da professora Eliana, a equipe que integra este projeto é composta pelos seguintes membros: Sérgio Augusto Rodrigues (Professor do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia), Firmo Sousa Campos e Marcelo Felipe Matias (Assistentes de Suporte Acadêmico II do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia), Giovana Lanza Okada, Vivian Ferreira Margarido e Bruno Alonso Martinez (discentes do curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia).
A Fase I conteve 12 questões, sendo 3 de cada um dos tópicos: Geometria, Teoria dos Números, Álgebra e Combinatória, e foi aplicado em três níveis:
Nível I: para estudantes do 1º ano do Ensino Médio.
Nível II: para estudantes do 2º ano do Ensino Médio.
Nível III: para estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
Equipes de estudantes foram formadas e os estudantes de cada equipe puderam discutir a resolução dos problemas propostos. Mesmo sendo em grupo, cada estudante recebeu individualmente o caderno de questões para responder as questões de forma livre.
A continuação do projeto consiste no treinamento dos estudantes classificados para a Fase II e na Fase II: aplicação de provas individuais. A Fase II está prevista para o mês de novembro de 2019.
Premiação: Estão previstas premiações aos participantes que obtiverem melhor desempenho, tais como: medalhas de ouro, prata e bronze, além de livros didáticos. Também poderão ser fornecidas menções honrosas.
A organização do evento não divulgará a pontuação individual dos participantes.
Compartilhe esta notícia