FCA/Unesp tem cientistas entre os melhores do Brasil em Agronomia, aponta ranking

Geral
FCA/Unesp tem cientistas entre os melhores do Brasil em Agronomia, aponta ranking 09 maio 2025

Professores Carlos Crusciol, Ciro Rosolem e Rogério Soratto aparecem entre os melhores cientistas de Ciências das Plantas e Agronomia do Brasil

O ranking Research.com, um portal de pesquisa para cientistas, apontou três professores do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, entre os cem melhores cientistas da área de Ciências das Plantas e Agronomia (Best Plant Science and Agronomy Scientists) do Brasil.

De acordo com o portal, a 4ª edição do ranking Research.com dos melhores cientistas na área de Ciência Vegetal e Agronomia baseia-se em dados provenientes de diversas fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para estimar as métricas baseadas em citações foram coletados em 27/11/2024. A posição no ranking é baseada no índice D (índice H da disciplina) do acadêmico, que inclui apenas artigos e dados de citações para a disciplina examinada.

Os três cientistas da FCA que figuram na lista são os professores Carlos Alexandre Costa Crusciol (17), Ciro Antonio Rosolem (33) e Rogério Peres Soratto (59). A íntegra do ranking pode ser conferida aqui: https://research.com/scientists-rankings/plant-science-and-agronomy/br

Trajetórias

O professor Carlos Alexandre Costa Crusciol é graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Engenharia da Unesp, câmpus de Ilha Solteira. Tem Mestrado e Doutorado em Engenharia Agronômica/Agricultura e Livre-Docência pela FCA/Unesp, além de Pós-Doutorado pela Universidade da Florida. Foi por duas oportunidades coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Agricultura da FCA. Já orientou 31 alunos em nível de Mestrado e 43 em nível de Doutorado. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2000.

Atualmente é Professor Titular da FCA/UNESP de Botucatu e membro do Conselho Editorial da European Journal of Agronomy (Revista oficial da Sociedade Europeia de Agronomia). Em 2022 recebeu o Prêmio Fundação Bunge – Vida e Obra. Desde 2022 está classificado como TOP 100 Cientistas da América Latina nas áreas de Agricultura e Floresta (AD Scientific Index) e como TOP 2 Porcento de Cientistas mais Influentes do Mundo (Stanford University-USA). Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em sistemas de produção agrícola, manejo da fertilidade do solo, nutrição de plantas e fisiologia vegetal aplicada, atuando em culturas graníferas anuais e na cultura da cana-de-açúcar.

O professor Ciro Antonio Rosolem é graduado em Agronomia, mestre e doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Cientista Visitante da Universidade da Califórnia, Davis, em 1984/85.

Foi fundador, diretor e diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). Foi diretor do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp. Foi coordenador da área de agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 1995 a 2007. Foi professor titular da FCA/Unesp até 2024. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e é membro do International Plant Nutrition Council.

É vice-presidente de Comunicações do Conselho Científico do Agro Sustentável e Professor Emérito da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em fertilidade do solo, adubação, fisiologia aplicada, crescimento radicular, sistemas de produção agrícola, rotação de culturas, ciclagem de nutrientes e carbono em sistemas de produção, atuando principalmente nas culturas do algodão, soja, plantas de cobertura e integração lavoura-pecuária.

O professor Rogério Peres Soratto é graduado em Agronomia pela Faculdade de Engenharia da Unesp, câmpus de Ilha Solteira, onde também cursou seu Mestrado em Agronomia – Sistemas de Produção. Tem Doutorado em Agronomia-Agricultura e Livre-Docência em Agricultura pela FCA/Unesp. Foi Visiting Scholar na University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Agricultura, supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA e coordenador executivo do Centro de Raízes e Amidos Tropicais (CERAT) da Unesp. É Professor Titular do Departamento de Produção Vegetal da FCA, atualmente Coordenador do curso de graduação em Engenharia Agronômica da FCA. Tem pesquisas em colaboração com pesquisadores do Chile, Estados Unidos, Quênia e outros países. Publicou mais de 250 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais indexadas. Orientou ou coorientou 31 mestrados e 30 doutorados e orienta/supervisiona atualmente vários alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. É editor associado da revista Agronomy Journal.

Atua nas áreas de manejo e tratos culturais, manejo da fertilidade do solo e adubação e nutrição mineral de culturas em sistemas de produção agrícolas. Realiza pesquisas com grandes culturas, especialmente batata, café, feijão e oleaginosas alternativas. É líder do grupo de pesquisa GEFEM – Grupo de Estudos em Fitotecnia e Manejo de Grandes Culturas.

Fonte: FCA/Unesp

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento