Sessão Solene teve colação de grau e homenagens.
No dia 26 de maio, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, foi realizada a Sessão Solene da Congregação em comemoração aos 58 anos da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.
A cerimônia teve a presença dos professores Cesar Martins, chefe de Gabinete da Unesp, representando o professor Pasqual Barretti, reitor da universidade; Dirceu Maximino Fernandes, diretor da FCA; Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA; Sérgio Felisbino, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa; Willian Zambuzzi, vice-diretor do Instituto de Biociências da Unesp; Mario de Beni Arrigoni, vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp; Roberto Antonio de Araújo Costa, presidente do Conselho de Curso de Graduação em Medicina, da Faculdade de Medicina da Unesp e Leonardo Theodoro Büll, representando os ex-diretores da FCA.
Após a entrada do cortejo universitário, formado pelos membros da Congregação, ingressaram no Auditório, os graduandos da FCA do primeiro semestre de 2023. Ao todo, colaram grau na solenidade 28 concluintes de Engenharia Agronômica, 9 de Engenharia Florestal e 16 de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
A saudação aos formandos foi feita pelo professor Filipe Pereira Giardini Bonfim. “É com imensa alegria e gratidão que nos reunimos hoje para celebrar essas conquista extraordinária. É um momento de grande significado para todos nós, pois marca o fim de uma jornada repleta de desafios e realizações. Durante anos, vocês dedicaram suas mentes e corações à busca do conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades técnicas. Cada aula, cada prova, cada estágio e cada projeto trouxeram vocês para perto do objetivo de se tornarem profissionais competentes e comprometidos com o progresso da sociedade. Além do conhecimento técnico, vocês desenvolveram habilidades como trabalho em equipe, resiliência, liderança e espírito inovador, que serão fundamentais em suas trajetórias profissionais. A partir de agora, é obrigação de todos vocês lutar: pelo ensino público gratuito e de qualidade, pela Unesp e pela ciência brasileira. Contem sempre com a FCA e com os amigos que aqui fizeram. Muito sucesso a todos”.
Professor Lyra homegeou os aposentados e os servidores com 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho.
Em seguida, aconteceu a homenagem aos servidores docentes e técnico-administrativos que completaram 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho na FCA e também aos aposentados ao longo do último ano. Os homenageados receberam o Diploma de “Honra ao Mérito” e a “Homenagem de Reconhecimento”, instituídos pela Congregação e ouviram a saudação feita pelo professor Roberto Lyra Villas-Bôas, ele também homenageado por 35 anos de atuação na Faculdade.
O professor Lyra lembrou as imensas mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas, especialmente em razão dos avanços tecnológicos. “Falo aqui de servidores que dedicaram parte de suas vidas à construção e ao crescimento dessa Faculdade, traduzidos na formação de qualidade das centenas de alunos que aqui passaram ao longo desses anos. Essa geração, hoje homenageada, se reinventou. São servidores competentes e comprometidos, que tornaram realidade o sonho de formar uma universidade no sentido mais amplo do seu significado. Cada um dos senhores, os que ainda estão na ativa e aqueles que atingiram a justa aposentadoria, foram artesões na construção da FCA, transformado alunos em profissionais”.
A solenidade teve sequência, com a participação dos pesquisadores José Djair Vendramim, professor da Esalq/USP e Leandro do Prado Ribeiro, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Santa Catarina, ambos parceiros do professor Edson Luiz Lopes Baldin, falecido precocemente em 2022, na editoração do livro “Inseticidas Botânicos no Brasil”. Como homenagem à memória do professor Baldin, seus colegas entregaram exemplares do livro recém-lançado para a senhora Claudia Cristina Vianna Baldin e para o professor Carlos Frederico Wilcken, chefe do Departamento de Proteção Vegetal da FCA, ao qual o professor pertencia. “É desnecessário enfatizar a importância do professor Baldin para essa empreitada. Além de ser um grande incentivador inicial da obra e entusiasta da sua execução, ele também atuou de forma efetiva em todas as etapas da edição do livro, além de ser autor de diversos capítulos. Dedicamos essa obra ao professor Baldin. Infelizmente, ele nos deixou prematuramente. Mas seu legado de trabalho, honestidade de princípios e ética profissional servirá sempre como exemplo a ser seguido”.
O professor Wilcken, entre os pesquisadores Leandro Ribeiro e Djair Vendramim, recebe o livro que tem o professor Baldin como um dos editores.
Em seu pronunciamento, o professor Dirceu Maximino Fernandes saudou os formandos. “A conquista de cada um desses jovens é também de seus familiares, daqueles que se importam com eles, seus maiores incentivadores. Caros formandos, vocês estão fechando um ciclo. A FCA será sempre sua identidade profissional. Hoje começa uma nova vida, mas a FCA, a Fazenda Lageado e a Unesp sempre serão a casa de vocês. Lembrem-se que, além de adquirir conhecimentos, temos que ser trabalhadores em nossas condutas moral e ética. Desejo profundamente a vocês que sejam cidadãos éticos, que encontrem seus próprios caminhos, que se realizem e que sejam pessoas felizes”.
Professor Dirceu Maximino Fernandes: “Agradecemos a todos pela contribuição nessa caminhada de 58 anos”.
O diretor também dirigiu palavras aos servidores recém-aposentados e aos homenageados pelos anos de trabalho na FCA. “Estamos diante de pessoas que dedicaram e compartilharam grande parte de suas vidas na construção da história da Faculdade. Os desafios e dificuldades foram e continuam sendo grandes, diante de constante demanda por crescimento e, especialmente, por melhoria da qualidade. É sempre bom lembrar que as instituições são, sobretudo, pessoas. O grande crescimento da FCA ao longo de sua história reflete a ação dos que são hoje homenageados e de tantos outros que por aqui passaram. Todos são parte da estruturação da FCA e alicerce que sustenta essa casa, essenciais para que Faculdade atingisse a importância que hoje tem no cenário do ensino, pesquisa e extensão. Agradecemos a todos pela contribuição nessa caminhada de 58 anos”.
Após a exibição do novo vídeo institucional da FCA, foi a vez do professor Cesar Martins fazer o último pronunciamento da solenidade. O chefe de Gabinete da Unesp elencou várias conquistas da Unesp e da FCA, especialmente nos temas ensino de graduação, pós-graduação, projetos de inclusão social e mecanismos de permanência estudantil. “Os grandes avanços e grandes desafios de uma instituição como a Unesp só se vencem com muito planejamento. Planejamento acadêmico para que possamos buscar na produção do conhecimento e na formação de profissionais a resolução de grandes questões que nos cercam. Não podemos esquecer da necessidade de um excelente planejamento administrativo. Tudo isso é essencial para que o futuro não nos pegue de surpresa e para que possamos desempenhar o papel que nos propomos como universidade pública: transformar para melhor a nossa sociedade. Salve a FCA! Que essa escola continue plantando e colhendo bons frutos”.
Texto: assessoria FCA
Compartilhe esta notícia