Em Sessão Solene da Congregação realizada na manhã de 24 de maio, na Fazenda Experimental Lageado, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, comemorou seus 59 anos de atividades.
A solenidade contou com a presença dos professores Edson Antonio Capello de Sousa, pró-reitor de Planejamento Estratégico e Gestão, representando o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti; Dirceu Maximino Fernandes, diretor da FCA; Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA; Cezinande de Meira, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp; Pedro Luiz Toledo de Arruda Liurenção, vice-diretor da Faculdade de Medicina da Unesp; Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do Instituto de Biociências; Carlos Frederico Wilcken, representando os ex-diretores da FCA e Julio Nakagawa, Professor Emérito da FCA.
Após a entrada dos membros da Congregação da FCA e dos graduandos do 1º semestre de 2024 dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, aconteceu o primeiro pronunciamento da solenidade.
O professor Filipe Pereira Giardini Bonfim saudou os formandos do 1° semestre de 2024, em nome da Congregação: “É um momento de grande significado para todos nós, por marcar o fim de uma grande jornada, repleta de desafios e realizações. Durante anos, vocês dedicaram suas mentes e corações à busca do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades técnicas. Cada prova, cada aula, cada estágio, cada projeto, trouxeram vocês para perto do objetivo de se tornarem profissionais competentes e comprometidos com o progresso da sociedade. Cada um de vocês tem a capacidade de fazer a diferença em suas áreas de atuação, influenciando positivamente o seu entorno e impactando a sociedade em que vive. A partir de agora, é obrigação de todos vocês lutar pelo ensino público gratuito de qualidade, lutar pela Unesp, pela Fapesp, pela ciência brasileira e pela valorização de suas profissões”.
Após, os juramentos de cada um dos cursos e a colação de grau dos formandos, foi o momento de homenagear os servidores docentes e técnico-administrativos que completaram 30 e 35 anos de trabalho na FCA. Os homenageados presentes foram chamados ao palco e agraciados com um diploma de “Honra ao Mérito”.
A professora Renate Krause Sakate fez um pronunciamento para saudar os homenageados em nome da Congregação. “A FCA não existiria se não fosse a contribuição de cada um de vocês educadores, servidores, todos, sem exceção. Nos orgulhamos de fazer parte da FCA porque somos uma comunidade, comprometida com os interesses da instituição, dedicada e com pessoas que muitas vezes abdicam de seus interesses pessoais em prol do coletivo. Nos orgulhamos também porque juntos somos responsáveis pela formação de profissionais altamente qualificados que irão atuar em diferentes áreas do mercado brasileiro. Obrigado a todos por contribuírem tanto com nossa instituição, por toda a dedicação e compromisso, mas, principalmente, por que cada uma aqui presente desempenha um papel fundamental na FCA”.
Na sequencia o professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor da FCA fez seu pronunciamento. Ele começou sua fala saudando os formandos e a seus familiares. “Vocês são vencedores, pois mesmo passando por todas as restrições, estamos juntos nesse momento tão esperado e gratificante. Aos parentes e todos aqueles que sustentaram nossos formandos, afetiva e economicamente falando, saibam que essa cerimônia também visa homenageá-los. A conquista de cada um desses jovens é também dos seus familiares. Só os senhores podem avaliar o sacrifício que fizeram para que eles chegassem a essa formatura. Mas, seguramente, a alegria e o orgulho por esse momento superam tudo. Caros formandos, vocês estão fechando um ciclo. Nesse momento, estamos selando um pacto profundo entre a FCA e cada um de vocês. Ao colar o grau, vocês entram para história da FCA e a FCA será sempre a sua identidade profissional. Hoje, começa uma nova vida, mas a FCA sempre será a casa de vocês”.
Sobre os servidores homenageados o professor Dirceu declarou: “Saibam que estamos diante de pessoas que dedicaram e compartilham grande parte de suas vidas na construção da história da FCA que temos hoje. Os desafios enfrentados foram e continuam sendo grandes, diante da constante demanda por crescimento em melhoria pela qual nossa instituição tem passado no decorrer das décadas. Não podemos nos esquecer que as instituições são, sobretudo, pessoas. O crescimento da FCA no decorrer de sua história reflete a ação dos que são hoje homenageados e de tantos outros que por aqui passaram. Cada um é parte do alicerce que sustenta essa casa”.
O último ato da solenidade foi o pronunciamento do professor Edson Capello de Sousa, representando o Magnífico Reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti. “É com imenso orgulho que nos reunimos para celebrar os 59 anos da FCA e a formatura dos concluintes do 1º semestre de 2024. Temos uma responsabilidade muito grande quando comemoramos 59 anos e formamos profissionais capacitados como os que se formam hoje. Desde sua fundação a FCA tem se destacado por seu compromisso com o oferecimento de uma educação de qualidade, adaptada às demandas do mercado e às necessidades sociais. É visível que a FCA sempre pensa em inovação. Vocês aqui sempre foram reconhecidos dentro da Unesp por essas ações. Seus cursos de graduação e pós-graduação tem sido referências nacionais e internacionais. A Reitoria reconhece todo esse trabalho da FCA, o que nos permite também olhar para seu futuro com confiança e otimismo”.
Antes de declarar encerrada a solenidade, o pró-reitor também fez questão de deixar sua mensagem aos formandos. “A Engenharia é uma das áreas mais importantes para transformar o mundo. Como engenheiros, pensem sempre adiante, pensem de uma forma mais ampla, em inovação, nas questões sociais e de forma ética. Eu não tenho dúvida que vocês tiveram a melhor formação possível. Isso traz também grandes responsabilidades. Vocês podem transformar a vida das pessoas. Pensem socialmente. Vocês daqui para a frente carregam a bandeira da Unesp e da FCA, o que vai ajudar vocês a avançarem profissionalmente, mas implica no compromisso com a defesa das entidades públicas, do ensino público gratuito e das ações sociais feitas pela Unesp. Desejo muito sucesso a vocês. Procurem o melhor caminho, que nem sempre é caminho mais curto e o mais fácil. Não tenho dúvidas de que vocês vão brilhar e vão poder contribuir com o nosso país e com a nossa sociedade”.
Compartilhe esta notícia