Em sessão conjunta das Congregações, faculdades entregaram moções de agradecimento a empresas, instituições públicas e brigadistas
No dia 04 de dezembro, na Fazenda Experimental Lageado, foi realizada uma sessão solene conjunta das congregações da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, para a entrega de moção honrosa e de agradecimento às empresas, instituições públicas e aos brigadistas voluntários das duas faculdades que, durante a estação seca desse ano, se empenharam no combate aos incêndios nas fazendas Lageado e Edgárdia.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos os professores: Dirceu Maximino Fernandes (diretor da FCA), Cezinande de Meira (diretor da FMVZ), Caio Antonio Carbonari (vice-diretor e diretor eleito da FCA), Mario de Beni Arrigoni (vice-diretor e diretor eleito da FMVZ), Juliano Carlos Calonego (supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA) e Cyntia Ludovico Martins (supervisora das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FMVZ).
A solenidade teve início com pronunciamentos da professora Cyntia e do professor Juliano, que saudaram e agradeceram os homenageados, relembrando alguns dos momentos mais difíceis do combate aos incêndios nas áreas das Fazendas da Unesp em Botucatu.
“Esse reconhecimento precisava ser feito conjuntamente por FCA e FMVZ. Estou muito feliz por estarmos assim hoje para agradecer pelo trabalho árduo levado a efeito em nossas unidades. Agradecemos e reconhecemos o trabalho e a dedicação de todos”, disse a professora Cyntia.
“Os homenageados estiveram conosco nos momentos mais difíceis, mais críticos. Fizeram um trabalho fantástico. Agradecemos pela parceria. Em âmbito local esperamos que nossa brigada continue sendo reconhecida, valorizada e seja cada vez mais equipada. Os acontecimentos desse ano mostram que a existência da nossa brigada é indispensável”, complementou o professor Juliano.
Na sequência, realizou-se a homenagem às empresas privadas e às instituições públicas com a entrega da “Moção de Agradecimento” aos respectivos representantes. Subiram ao palco para receber as homenagens, representantes de: Bracell, Eucatex, Usina São Manoel, Defesa Civil do Município de Botucatu, Posto de Bombeiros de Botucatu e Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de Sorocaba. Em seguida, procedeu-se a chamada nominal dos brigadistas de FCA e FMVZ que receberam as homenagens das mãos dos professores que compuseram a mesa diretora do evento.
Os professores Caio Antonio Carbonari e Mario de Beni Arrigoni fizeram as leituras, respectivamente, da “Moção de Agradecimento às Empresas Privadas e Instituições Públicas” e da “Moção Honrosa aos Brigadistas da FCA e FMVZ”.
O evento foi encerrado com o pronunciamento do professor Cezinande de Meira. O diretor da FMVZ agradeceu o trabalho de brigadistas e das empresas e instituições públicas que trabalharam no combate aos incêndios. Ele lembrou a gravidade e a intensidade da ocorrência de incêndios no Brasil, ao longo do ano de 2024. E destacou as ocorrências em Botucatu, especialmente nas áreas da Unesp.
“A devastação só não foi maior devido ao empenho de todos os envolvidos no processo de combate. O incansável trabalho realizado foi essencial para retardar o avanço do fogo. Além dos agradecimentos e homenagens, esse é um momento para refletirmos sobre a intensificação dos incêndios florestais nos últimos anos. É preciso maior responsabilidade e uma mudança de comportamento na forma como lidamos com o meio ambiente e os recursos naturais. Devemos atuar como agentes de transformação, trabalhando em conjunto com as políticas públicas municipais, estaduais, promovendo campanhas de conscientização, fortalecendo a capacitação das brigadas, fazendo investimentos em tecnologia e estabelecendo estratégias de monitoramento para ações rápidas e coordenadas em casos de emergência. A reponsabilidade de proteger os nossos biomas é de nós todos, para garantir a sobrevivência e a qualidade de vida das futuras gerações”.
Compartilhe esta notícia