Eventos vão abordar horticultura orgânica e biodinâmica em Botucatu

 

A Horticultura Orgânica e Biodinâmica tem como base os princípios da Agroecologia, visando à produção de alimentos sem uso de agrotóxicos e adubos sintéticos, respeitando os processos ecológicos naturais dos agroecossistemas. A busca atual por saúde e qualidade de vida tem aumentado muito a demanda por alimentos saudáveis oriundos destes sistemas agroecológicos. A agricultura familiar sendo a primeira a atender esta demanda, desenvolveu suas próprias tecnologias com base no saber popular e na agricultura tradicional.

Contudo, a melhoria da produção e o uso correto dos recursos naturais nestes sistemas necessitam do desenvolvimento de pesquisas visando conhecer e testar estas e novas tecnologias. Nos últimos 15 anos a demanda por pesquisas em sistemas agroecológicos aumentou muito, cada vez mais os jovens cientistas têm se interessado por pesquisas junto aos agricultores familiares.

Neste contexto, o professor Filipe Pereira Giardini Bonfim do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, juntamente com alunos do Programa de Pós- graduação em Agronomia/Horticultura da FCA, a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, o Grupo de Agroecologia Timbó e os agricultores membros do Sistema Participativo de Garantia de Botucatu (SPG Botucatu), estão organizando o II Simpósio de Horticultura Orgânica e Biodinâmica com o objetivo de unir ciência e extensão para o desenvolvimento da Horticultura Orgânica e Biodinâmica, proporcionando momentos de intensa interação e troca de experiências entre estudantes, pesquisadores, extensionistas e agricultores.

A discussão sobre a produção orgânica e biodinâmica das sementes de olerícolas, fator hoje limitante na ampliação do número de agricultores biodinâmicos com certificação Demeter será um dos temas centrais do evento, motivo que levou a organização do evento a realizar em conjunto com o II Simpósio, a VIII Feira de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo e a XII Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica (XII CBABd).

Os eventos, que acontecem de 09 a 12 de outubro, no Bairro Demétria, em Botucatu/SP, terão palestras, mesas redondas, oficinas, momentos de compartilhamento conceitual e formativo, grupos de trabalho de temas específicos visando diagnóstico, reflexão, criação de propostas, troca de sementes,  apresentação de pôsteres científicos e trabalhos de conclusão de curso, visitas e atividades práticas de campo coletivas, oficinas artísticas e feira cultural, de saberes e sabores.

A data limite para o envio de trabalhos científicos é 11 de setembro de 2017. Programação completa, inscrições e mais informações aqui.