XXVIII Congresso Nipo-Brasileiro de Estudantes de Medicina Unesp-Keio será no dia 10 de agosto
No dia 10 de agosto, o salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) sediará o XXVIII Congresso Nipo-Brasileiro de Estudantes de Medicina Unesp-Keio. A iniciativa tem como objetivo apresentar as realidades japonesa e brasileira sobre temas relevantes na área da saúde.
O evento é organizado pelo Professor Dr. Paulo Roberto Kawano e Prof. Dr. Hamilto Akihissa Yamamoto, chefe e vice-chefe da Divisão de Urologia do Departamento de Especialidades Cirúrgicas e Anestesiologia da FMB. O médico e professor Milton Massato Hida, ex-chefe do Departamento de Oftalmologia, desde 1978 coordena o convênio da International Medical Association da Keio University junto a FMB.
A cerimônia de abertura está marcada para 19 horas. A introdução dos temas a serem discutidos será feita por Yohei Yamada, professor assistente do Departamento de Cirurgia Infantil da Universidade Keio, de Tóquio, capital japonesa. A programação contará com palestras sobre prevenção de doenças nos idosos, pandemia da Covid-19 e Inteligência Artificial e robôs na Medicina, com apresentação das realidades e perspectivas do Brasil e do Japão. Haverá ainda um coquetel de encerramento. A atividade será gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site da FMB.
A Keio University mantém um programa de visita cultural e científica no Brasil há mais de 30 anos. Esse evento foi inicialmente organizado e idealizado pelo professor Milton Hida, docente aposentado da Divisão de Oftalmologia da FMB e, mais recentemente, conta com a colaboração dos professores Dr. Hamilto A. Yamamoto e Paulo R. Kawano, ambos da Divisão de Urologia.
Desde sua criação, o programa inclui visitas à FMB e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) da comissão japonesa, composta por estudantes do sexto ano de medicina e um professor-tutor. Além de estreitar as relações entre as instituições, a parceria oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a rotina de atendimento no HCFMB, bem como o contato com os principais temas em saúde no Brasil.
Compartilhe esta notícia