Estudo internacional sobre vírus contará com docente do IBB da Unesp na equipe

Geral
Estudo internacional sobre vírus contará com docente do IBB da Unesp na equipe 25 janeiro 2024

Atuando no monitoramento genômico de vírus, o foco do estudo é a identificação de possíveis ameaças à saúde humana.

Nomeado de INCT-One, sob coordenação central do professor Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul, o projeto reúne grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros com foco no monitoramento de agentes virais em humanos e animais. A iniciativa surgiu a partir dos resultados observados no enfrentamento da pandemia de covid-19 e conta com pesquisadores de quatro estados brasileiros e de outros países como  Alemanha, Reino Unido e EUA.

Entre os cientistas que compõem a equipe do INCT, está João Pessoa Araújo Júnior, docente do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu, líder de um grupo de pesquisa residente no Instituto de Biotecnologia (Ibtec) da Unesp e vice-coordenador do INCT-One no estado de São Paulo.

Dentre os focos do projeto, está o estudo dos arbovírus, devido à relação direta com a saúde da população. O professor João Pessoa enfatiza a importância das pesquisas voltadas aos arbovírus dentro do projeto “É importante verificar o quanto os vírus da dengue, zika e febre amarela estão evoluindo, e se podem adquirir novos hospedeiros e novas formas patogênicas. É preciso monitorar também a chegada de novos vírus ao Brasil, como o vírus do oeste do Nilo”, afirma. 

A Unesp terá participação nas pesquisas desenvolvidas pelo projeto, pois já atua na vigilância genômica de vírus, operando em laboratório referência em biossegurança no país. No final de 2023, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), anunciou a disponibilização de financiamento para um Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) em Vigilância Genômica de Vírus e Saúde Única. O investimento disponibilizado pelo MCTI, Capes, CNPq e Fapergs será de R$ 5,3 milhões até 2028. 

Confira a matéria completa acessando: https://jornal.unesp.br/2024/01/17/docentes-de-botucatu-e-sao-jose-do-rio-preto-integram-novo-inct-destinado-ao-monitoramento-genomico-de-virus-para-identificacao-de-possiveis-ameacas-a-saude-humana/A|z

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento