Estudo do IBB/Unesp avalia relação entre sobrepeso e a obesidade na infância

Geral
Estudo do IBB/Unesp avalia relação entre sobrepeso e a obesidade na infância 26 fevereiro 2025

O projeto BotuKids, voltado para crianças de 7 a 10 anos, é um estudo científico que se propõe a analisar a saúde nutricional nos primeiros anos de vida

Sabia que avaliar a composição corporal e o estado nutricional pode ajudar a compreender a saúde infantil? Essa é a proposta do projeto BotuKids, um estudo científico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, com avaliações gratuitas, focadas na saúde infantil. O programa busca identificar a relação entre o peso ao nascer e a composição corporal na infância, índice que permite compreender o estado de saúde nutricional e físico para poder tornar os primeiros anos de vida mais saudáveis.

O projeto é voltado para crianças de 7 a 10 anos, com ou sem sobrepeso/obesidade. Para participar, a criança não pode apresentar disfunções motoras que a impeçam de ficar em pé sem auxílio. Também não pode estar com um dos membros engessado, ter próteses metálicas no corpo ou fazer uso de medicamentos para o coração ou pressão.

Os testes são agendados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h ou das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 11h30. Há flexibilidade para pequenos ajustes nos horários, se necessário. A participação é gratuita e os testes são realizados no Centro de Isótopos Estáveis do IBB, localizado no Câmpus da Unesp em Rubião Jr. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário: https://botukids-unesp.my.canva.site/

Como funciona

O teste é realizado em apenas um dia no decorrer de três horas. Durante este período, são coletadas amostras de saliva e teste de bioimpedância para medição de composição corporal. Ao longo do processo, também são preenchidos questionários de antecedentes da gestação da mãe e nível de atividade física da criança. Para tornar o procedimento mais dinâmico, as crianças têm opção de recreação e lanche.

“Nossa pesquisa busca entender a relação entre a quantidade de gordura corporal e o peso ao nascer. O objetivo é avaliar se o peso ao nascer pode servir como um indicador do risco aumentado de sobrepeso e obesidade na infância. Com isso, esperamos contribuir para estratégias de prevenção, incentivando hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida equilibrado desde os primeiros anos de vida”, explica a responsável pela pesquisa a nutricionista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/ Unesp (FMB), Martina Bassani Lins de Miranda.

O que é e como é feita a composição corporal?

A composição corporal refere-se à proporção de gordura, músculos, água e ossos no corpo, sendo um indicador mais preciso da saúde do que apenas o peso. Em crianças, avaliar essa composição é essencial para entender fatores que podem influenciar o desenvolvimento e prevenir condições como a obesidade. 

Fonte: Site IBB/Unesp

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Sabores do Verão 25
Oferecimento