Litoral passa por surto de norovírus desde a passagem do ano
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) atualizou na última quinta-feira (9) o boletim de qualidade das praias do litoral paulista. Segundo o relatório, são no total 51 praias impróprias para banho.
O município de Praia Grande, na Baixada Santista, lidera com 11 praias impróprias. O aumento no número de praias impróprias para banho se deve à piora da qualidade da água em várias regiões do litoral paulista.
O norovírus foi confirmado na quarta-feira (8) em amostras coletadas em Guarujá e Praia Grande pela Secretaria de Estado da Saúde. Altamente contagioso, o vírus é transmitido por via oral-fecal e provoca gastroenterite, com sintomas como diarreia intensa, vômitos e febre alta em alguns casos.
No Litoral Norte, 17 praias foram reprovadas pela Cetesb. Em São Sebastião, 7 praias apresentaram índices de contaminação acima do permitido. Ubatuba tem 4 praias impróprias, enquanto Ilhabela registrou 6 pontos reprovados.
Veja a lista de praias impróprias
–Ubatuba: Itaguá (2 trechos), Rio Itamambuca, Perequê-Açu, Perequê-Mirim
–Caraguatatuba: Prainha
–São Sebastião: Cigarras, São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande, Preta do Norte
–Ilhabela: Sino, Siriúba, Itaquanduba, Portinho, Feiticeira, Julião
–Guarujá: Perequê, Enseada (1 trecho)
–Santos: Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (2 trechos)
–São Vicente: Milionários, Gonzaguinha, Prainha
–Praia Grande: Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupy, Ocian, Maracanã, Vila Caiçara, Vila Mirim, Real, Flórida
–Mongaguá: Central, Vera Cruz, Santa Eugênia, Agenor de Campos
–Itanhaém: Parque Balneário, Centro, Jardim São Fernando, Sonho, Balneário Jardim Regina.
Compartilhe esta notícia