Faleceu nesta sexta-feira (16) aos 86 anos de idade a escritora e poetiza Leda Galvão de Avelar Pires, membro do Centro Cultural de Botucatu, onde sua filha Beatriz Galvão é secretária, e da Academia Botucatuense de Letras (ABL) e fundadora da Associação dos Escritores e Poetas de Botucatu (APEB). Militante da cultura local dedicou-se por longos anos em amealhar informações sobre a cidade de Botucatu.
Leda trabalhou na Unesp como responsável pelo Projeto Rondon, no campus avançado de Humaitá e há pouco menos de 10 anos concluiu o curso de jornalismo pela Universidade de Taubaté (Unitau), Mtb 30620, onde apresentou sua TCC sobre a experiência de teatro que levou ? quela localidade. Leda sempre foi dedicada, afável, inteligente, e deixa um exemplo de perseverança como poucos, lamentou o historiador e presidente do Centro Cultural de Botucatu, João Carlos Figueroa.
Lembra o historiador que o falecido marido, Rafael Augusto de Avelar Pires, foi presidente do CCB, na década de 1980. Gravamos com Leda, há uns 60 dias, um rico e interessante depoimento sobre o Centro Cultural dessa época e da imediatamente anterior, anos 1940/50, quando para cá sua família se transferiu para seu pai assumir a direção da Escola Industrial, colocou Figueroa.
Leda Galvão de Avellar Pires nasceu em Lavrinhas, Estado de São Paulo. É viúva, funcionária aposentada da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp. Deu seu nome ? Biblioteca na Sede do Departamento dos Servidores Aposentados da Associação dos Funcionários da Unesp do campus de Botucatu – DAP-ASU. Também é membro da Tribo Cuesta: Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos (Botucatu) e Grupo Convivência, liderado por Elvira Marins, esposa do escritor Francisco Marins.
Tem títulos como membro da Academia Botucatuense de Letras, Artes e Ciências; Sócia Efetiva das Associações: dos Escritores do Amazonas e dos Escritores e Poetas Botucatuenses e Sócia Efetiva da União Brasileira de Escritores – Seção de São Paulo. Escreveu os livros: Quatro Tempos de Poesias e Infância, Exílio e Saudade – Três Temas e Um Poeta. Está em fase de diagramação: Uma Família Paulista.
Compartilhe esta notícia