A Escola Livre Rosa do Campo, há 5 anos em Botucatu, está se preparando para um grande o desafio, a construção de uma unidade em tempo integral para o Ensino Fundamental que receberá o nome de Escola Livre de Botucatu. Atualmente a escola mantém o período integral para o Maternal e Jardim no Ensino Infantil.
Utilizando a Pedagogia Waldorf, a Rosa do Campo está agradavelmente situada em uma ampla área na Rodovia Gastão Dal Farra, próxima à Marechal Rondon. Atualmente 35 crianças desfrutam da educação e ensinamentos oferecidos pela escola.
Hoje a demanda por vagas no Ensino Fundamental com a Pedagogia Waldorf é grande. A criação dessa unidade poderá contemplar muitas famílias em Botucatu.
“Nas outras escolas que utilizam a Pedagogia Waldorf já existe a dificuldade em se conseguir vagas no Ensino Fundamental. Por isso resolvemos encarar esse desafio, pois muitos pais estão em dificuldades nesse momento”, disse Cassandra Bettega Felipe, coordenadora pedagógica da Rosa do Campo.
Diferenciais na Escola Livre de Botucatu
O Ensino Fundamental da Escola Livre de Botucatu terá aulas de Alemão, Inglês, ou seja, será uma escola trilíngue. Também haverá aula de classe (português, matemática e ciências práticas), de música (flauta, violino, canto e kântele), jogos e brincadeiras de antigamente (corda, elástico, cirandas, brincadeiras de roda) e euritmia, totalizando 7 professores.
As aulas são vivenciais e concretas, não engessadas e abstratas por apostilas. As partes artística e de movimento serão destacadas para que a criança tenha uma formação mais ampla.
“Hoje em dia não se respeita mais esse tempo da criança de brincar, pois existe um método tradicional de se ensinar, no qual uma aula segue a outra e depois as crianças vão para casa. Então os pais são obrigados a buscar fora da escola outras atividades que não são fornecidas. Queremos mudar essa cultura e oferecer coisas mais significativas”.
“Desejamos renovar a educação atual, pois a maneira como a escola Tradicional funciona não respeita o ser humano enquanto uma totalidade que pensa, sente e se movimenta. Prioriza apenas o ser humano que pensa e o restante do que somos não é educado de maneira consciente. A criança e o jovem possuem mais necessidade de movimento e de trabalhar com os sentimentos, porque o ensino não se adequa a esta necessidade? Porque as crianças precisam ficar presas nas carteiras para aprender? Em nosso currículo prevemos viagens anuais e diversos passeios para que o ensino possa ser vivenciado”, explicou Cassandra.
Projeto adiantado
A construção de toda a nova estrutura do ensino fundamental começa em poucos dias, em uma área também localizada na Rodovia Gastão Dal Farra. O projeto é que a nova escola esteja em funcionamento já para 2018. Há previsão para construção de piscina, pista de cooper, se tornando também uma escola clube.
“Já estamos trabalhando com matrículas e já iniciamos a preparação dos professores. Tem uma capacitação sendo feita aqui, eles estudam conosco todos os sábados, uma vez por semana as áreas individuais e eles estão aplicando essas aulas. Abrimos também uma complementação artística duas vezes por semana. Tudo está acontecendo ao mesmo tempo, construção, matrículas e capacitação. Tudo muito adiantado”, explicou Cassandra.
Eventos para apresentação
A coordenação da Rosa do Campo programou uma série de eventos pela cidade para divulgar essa expansão e explicar os métodos de ensino. Várias palestras e vivências serão colocadas à disposição dos pais.
Serão explicadas as diferenças entre a pedagogia Waldorf para a pedagogia tradicional, o que é o currículo e na parte da tarde a vivencia das aulas. Os professores nestes eventos darão aulas aos adultos. Sempre aos sábados, uma vez por mês; confira o calendário. Mais informações pelo telefone 14 98119-0786
Compartilhe esta notícia