Escola municipal se destaca por práticas pedagógicas inovadoras em Botucatu

Geral
Escola municipal se destaca por práticas pedagógicas inovadoras em Botucatu 12 julho 2025

A EMEFI Professora Elza Judith Carmelo Torres promoveu uma série de atividades pedagógicas colaborativas nesse primeiro semestre

A EMEFI Professora Elza Judith Carmelo Torres promoveu uma série de atividades pedagógicas colaborativas nesse primeiro semestre, que resultam em melhor aprendizado e no fortalecimento de vínculos entre os estudantes. A escola de ensino fundamental, que atualmente conta com 288 alunos, busca garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais, além da missão de formar cidadãos críticos, autônomos e sustentáveis. Entre as práticas, se destacam:

 Empreendedores do Bem

Com foco na empatia e na solidariedade, os estudantes participaram de uma campanha de arrecadação de brinquedos em bom estado que não estavam mais sendo utilizados, com o objetivo de doar esses brinquedos para a Escola de Educação Infantil CEI Prof. Erasmina Celi Gobette, também situada na COHAB I.

 Estudantes Protagonistas – Estações Matemáticas

Os estudantes dos quintos anos assumiram o papel de mediadores do conhecimento, preparando e aplicando atividades para os alunos dos terceiros anos. Cada grupo organizou uma estação de aprendizagem com desafios envolvendo as quatro operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

 Projeto Ciências em Ação – Decompositores

Com foco no ensino de Ciências da Natureza, os alunos exploraram o papel de fungos e bactérias como decompositores e sua importância para o equilíbrio da cadeia alimentar. Segundo os educadores, “a ciência é o melhor caminho para se entender o mundo”.

 Viajando pelo Mundo – 3ª Viagem: Mesopotâmia

Dentro do projeto interdisciplinar “Viajando pelo Mundo”, as crianças participaram de uma experiência lúdica de imersão cultural. Na terceira edição do projeto, foi simulado um check-in para uma “viagem” até a Mesopotâmia, onde os estudantes exploraram aspectos históricos, geográficos, artísticos e sociais dessa antiga civilização.

 Projeto Leitura – Jornal Cultural “Elzaju” com os estudantes

Com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, os estudantes do segundo ano participaram da produção de um jornal cultural. No “Jornal Elzaju”, as crianças escreveram artigos, reportagens e crônicas sobre temas diversos, como histórias infantis, curiosidades e cultura local, refletindo sobre os benefícios da leitura e a importância da arte no processo de formação do homem – que é considerada uma necessidade de expressão do ser humano.

 Além das ações multidisciplinares, a escola também promove a “Campanha da Gentileza”, acreditando que ser gentil melhora o bem-estar emocional, aumenta a autoestima, fortalece laços sociais e reduz a ansiedade e o estresse.

 De forma lúdica, as atividades incentivam criatividade, planejamento, comunicação, trabalho em equipe, exercício da cidadania, empatia, protagonismo estudantil, desenvolvimento do raciocínio lógico e consciência ambiental, ao mesmo tempo que desperta a curiosidade e o interesse pela aprendizagem!

 EMEFI Professora Elza Judith Carmelo Torres

Endereço: Av. Dr. Jaime de Almeida Pinto, 1342 – COHAB I

Telefone: (14) 3811-3189

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Berimbau postos
Oferecimento