08 janeiro 2026
No total Botucatu terá 24 postos de imunização no dia 18 de janeiro.

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando a vacinação em massa contra a dengue, que será realizada no domingo, 18 de janeiro.
Para garantir uma ação eficiente, todas as Unidades de Saúde do município, além do Espaço Saúde (ao lado do SAMU), estarão abertas das 8h às 17h, com atendimento voltado à imunização de pessoas com idade entre 15 e 59 anos.
A exceção será a UBS Cecap, que neste dia funcionará exclusivamente como retaguarda do Pronto-Socorro Adulto. Os moradores atendidos por essa unidade deverão se vacinar na EMEFI Cardoso de Almeida – Cardosinho (Praça Professor Martinho Nogueira, s/n – Centro).
A vacinação em massa acontecerá em um único dia, com o objetivo de imunizar a população contra os quatro sorotipos da dengue. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
Para melhor organização e para evitar filas de espera, a Secretaria de Saúde recomenda que a população procure, preferencialmente, a unidade de saúde em que está cadastrada.
“Como há a setorização da cidade, cada unidade possui o histórico do número de pacientes cadastrados, o que facilita a divisão das equipes. Se cada paciente buscar a sua unidade de referência, o processo de vacinação será mais organizado e mais rápido”, destacou o secretário municipal de Saúde, André Spadaro.
Outra orientação importante é seguir uma escala preferencial de horários, que ajuda a distribuir melhor o fluxo de pessoas ao longo do dia:
- Pessoas de 35 a 59 anos: vacinação preferencialmente no período da manhã, das 8h às 12h30;
- Pessoas de 15 a 34 anos: vacinação preferencialmente no período da tarde, das 12h30 às 17h. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.
+ CONFIRA AQUI AS UNIDADES DE SAÚDE
Sobre a vacina
O imunizante aplicado será a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, com produção 100% nacional e disponibilização exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estudos indicam 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme, além de cobertura contra os quatro sorotipos da doença.
Por ser de dose única, a vacina facilita a adesão da população e proporciona uma proteção mais rápida e eficaz, contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos.
A Secretaria de Saúde reforça que os adolescentes de 10 a 14 anos continuam com a vacinação disponível de forma regular nas Unidades de Saúde.
Compartilhe esta notícia







