
Em muitos bairros a energia foi restabelecida apenas durante a madrugada.

Desde às 12h30 de segunda-feira (22), boa parte de Botucatu ficou sem energia elétrica após a tempestade que atingiu o município com ventos de 106 km/h – velocidade classificada oficialmente como “tempestade violenta”.
O fornecimento de energia vem sendo restabelecido gradualmente, mas ainda há bairros sem luz nesta terça-feira. Em muitos locais, o serviço só voltou a funcionar durante a madrugada.
Árvores e galhos que caíram sobre a rede elétrica dificultaram o trabalho das equipes da CPFL, que mobilizou reforços para atender as ocorrências, devido ao grande número de pontos afetados.
Há relatos ainda de falta de energia em bairros de Rubião Junior, no Jardim Monte Mor, Ouro Verde, entre outras localidades na região norte. Alguns bairros da zona rural também estão sem energia.
Segundo a Defesa Civil, ainda há alguns eventos de médio porte, com menor número de clientes desligados, que seguem recebendo atendimento. A expectativa é de que até as 12h esses eventos sejam sanados, permanecendo apenas casos isolados.
Além da interrupção de energia, o fenômeno provocou queda de árvores, muros e estruturas em diferentes regiões, bloqueando vias e comprometendo o fornecimento de água e serviços de telefonia.
Diante da gravidade da situação, o prefeito Fábio Leite assinou o Decreto nº 13.657/2025, declarando estado de calamidade pública em Botucatu.
Equipes da Prefeitura, em parceria com a Defesa Civil, Zeladoria, Guarda Civil Municipal e outros setores, seguem atuando para:
- Restabelecer os serviços essenciais;
- Desobstruir ruas e garantir a mobilidade;
- Realizar a limpeza da cidade;
- Priorizar o atendimento em situações de risco e emergência.