Encontro discute futuro do futebol amador em Botucatu e propõe projetos de estruturação 

Cidade
Encontro discute futuro do futebol amador em Botucatu e propõe projetos de estruturação  14 dezembro 2025

Reunião, realizada neste domingo (14) no complexo esportivo do grupo Caio, uniu lideranças políticas, esportivas, sindicais e empresariais

Um encontro realizado neste domingo (14), na sede do complexo esportivo do Grupo Caio, promoveu uma ampla discussão sobre o futuro do futebol amador em Botucatu. A reunião reuniu lideranças sindicais e esportivas, além de representantes políticos e do setor empresarial, com o objetivo de debater caminhos para fortalecer o tradicional “amadorzão” no município.

Entre os presentes estavam juntos o ex-prefeito Mário Pardini e o deputado federal João Cury, além de um representante da diretoria executiva do Grupo Caio, como anfitrião do evento. Ainda entre as lideranças esportivas e sindicais, estavam o vereador Welintom Japa e o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Cláudio Beiço.

O grupo discutiu ideias e propostas voltadas à valorização e à reorganização do futebol amador, reconhecido como um importante instrumento de integração social, lazer e formação esportiva.

O ex-prefeito de Botucatu, Mário Pardini, que já disputou diversos campeonatos amadores em Botucatu no passado, destacou a importância da reunião, ressaltando que o esporte é um instrumento poderoso de inclusão.

“Essa discussão é importante demais. O futebol é base para muitas coisas: formação, inclusão social, cidadania e oportunidade. Nos oito anos em que fui prefeito, inclusive nos momentos mais difíceis da gestão, encontrei apoio em vocês, no esporte, no futebol amador, e quero agradecer sinceramente por isso.

Durante esse período, fizemos questão de investir no esporte de base e no futebol amador, com a implantação e revitalização de campos, melhoria de estruturas e criação de condições para que mais pessoas pudessem praticar esporte nos bairros.

Na minha própria trajetória de vida, foi aqui que encontrei uma base sólida e decisiva. O esporte teve papel fundamental na minha formação como cidadão e como gestor público. Que a gente possa discutir o futebol amador, o esporte em geral, não só agora, não só neste espaço, mas de forma permanente. O esporte é um meio poderoso de transformação da vida das pessoas. E, quando a gente investe nele com seriedade, planejamento e diálogo, os resultados aparecem dentro e fora de campo”, colocou Pardini durante sua fala no evento.

Durante o encontro, foi apresentada a intenção de estruturar o futebol amador de forma mais consistente, com a criação e o fortalecimento de escolinhas de base, melhorias nos locais onde ocorrem os jogos e até a possibilidade de discutir, no futuro, a construção de um estádio voltado à modalidade.

O deputado federal João Cury citou que é necessária uma união de esforços para buscar oportunidades e alternativas viáveis para melhorar o futebol em Botucatu.

“A gente vai precisar buscar cada uma dessas soluções, porque não dá para fazer tudo sozinho e nem ao mesmo tempo. Por isso, acredito que essa discussão foi muito boa e muito rica, porque ela nos dá um panorama dos desafios que temos, principalmente do ponto de vista da organização.

A partir disso, essas questões podem ser organizadas em diferentes comissões: uma comissão para discutir novos campos, uma subcomissão para tratar da infraestrutura dos campos existentes, outra para discutir materiais e recursos para participação em campeonatos, além de transporte e arbitragem, que são temas específicos e também precisam de atenção.

Todo mundo sabe que há pontos que precisam melhorar, isso é indiscutível e faz parte do processo. Mas o mais importante é que a nossa conversa aqui seja para sair com algo melhor”, disse em parte de seu discurso o parlamentar.

Os participantes avaliaram que o diálogo entre diferentes setores é fundamental para viabilizar projetos de médio e longo prazo. Novos encontros devem ocorrer nos próximos meses, com o objetivo de aprofundar as propostas e buscar caminhos concretos para o desenvolvimento do futebol amador em Botucatu.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Dengue Botucatu – Dez/25
Oferecimento