Mercado é 2º maior da família Phenom 100, com um quarto da frota global da série
A Embraer entregou nos últimos dias o primeiro Phenom 100EX do mercado brasileiro. Anunciada no ano passado, a aeronave é o lançamento mais recente feito pela Embraer Aviação Executiva, que tem no Brasil o segundo maior mercado da família Phenom 100. Agora, a frota soma 116 matrículas localmente – o equivalente a mais de um quarto da frota global dos Phenom 100.
O jato foi adquirido por um empresário do ramo de equipamentos pesados, que já usava um Phenom 100 da primeira geração, para ganhar produtividade na rotina semanal de visitas a filiais e clientes geograficamente distantes. Em suas rotas mais frequentes, a nova aeronave vai partir de sua cidade, na Região Sul, rumo a localidades dentro da mesma região e também no Sudeste e Centro-Oeste – incluindo vários destinos não atendidos pelas companhias áereas ou com baixa frequência de voos comerciais.
Ganhos de eficiência, tecnologia avançada e o conforto maior para passageiros e pilotos são diferenciais do Phenom 100EX. Em sua quarta geração, a família Phenom 100 combina a eficiência do transporte aéreo a custos operacionais sem paralelo na aviação executiva.
Phenom 100EX
O Phenom 100EX é um jato entry-level que representa o máximo de conforto, versatilidade operacional e tecnologia amigável para um único piloto. A aeronave apresenta um impressionante presença de rampa com a escada de acesso mais ergonômica de sua classe, a maior porta de entrada e o compartimento de bagagem mais espaçoso e acessível. A bordo, a arte encontra a inovação em um espaço onde o conforto é fundamental, com a cabine mais alta e larga da sua classe, combinada com luz natural abundante através de amplas janelas. O melhor interior da categoria conta com assentos ergonômicos, controles digitais de cabine Upper Tech Panel e interiores luxuosos com o DNA de design da Embraer.
O cockpit também foi aprimorado e conta com mais espaço para as pernas do piloto, e conceito de cockpit aberto para facilitar a comunicação com a cabine, além de novas funcionalidades para aprimorar a segurança, sendo o primeiro da sua classe a oferecer o Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS). Melhorias adicionais nos aviônicos, como parte do Prodigy Touch, baseado no Garmin 3000, incluem FlightStream 510, aproximação estabilizada, previsão de tesoura de vento, radar com varredura 3D automática com previsão de raios e granizo.
A aeronave é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) e é equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo cada. Além de uma velocidade de cruzeiro de 406 nós e um alcance para quatro ocupantes de 1.178 milhas náuticas (2.182 km) com reservas NBAA IFR, o Phenom 100EX é capaz de atingir velocidades de até Mach 0,70 e é um dos jatos bimotores mais sustentáveis do mercado. É uma aeronave versátil, construída para oferecer o mais alto nível de flexibilidade operacional, com alta utilização e baixos custos de manutenção.
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