A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e o Exército Brasileiro, assinaram nesta semana na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, um contrato no valor de R$ 102 milhões, para a entrega de uma unidade do radar SABER M200 Vigilante já na configuração de série.
O processo prevê ainda a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e seu futuro emprego nas unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.
O equipamento utiliza tecnologia avançada e nacional de processamento de sinais para detectar e rastrear posições, trajetórias de aeronaves e classificar os alvos aéreos, o que garante maior autonomia da força terrestre em relação aos seus sistemas de defesa antiaérea. Além disso, possui gerador de energia integrado, o que facilita o seu transporte, seja por via terrestre ou aérea.
O Exército Brasileiro será o primeiro operador do radar visando a aplicação de defesa antiaérea de baixa e média altura. O emprego junto ao EB deverá servir de referência para explorar oportunidades de uso em benefício das demais Forças Armadas Brasileiras e mercados de exportação.
Compartilhe esta notícia