Eletricista de Botucatu com 80 anos faz inscrição em curso de informática para aprender enviar e-mail

Aos 80 anos de idade, o eletricista Salustiano Alves de Melo, o seu Salu, ainda tem sede de conhecimento e decidiu que era hora de aprender informática. Há dois anos, trocou o seu aparelho celular, comprado em 1998, por um modelo mais moderno, com aplicativos, integração para as redes sociais e e-mails, além da aquisição de um notebook. Por iniciativa própria, resolveu se inscrever no curso de curta duração Informática para Maturidade, ofertado pelo Senac Botucatu.

Nascido em Santa Catarina, no Estado do Paraná, Salu chegou em Botucatu nos anos 1990 para trabalhar como eletricista. Hoje, ainda continua na ativa, mas com uma demanda reduzida. “Meu sonho agora é aprender informática para ficar mais atualizado, o básico pelo menos, para eu conseguir conversar com seus amigos e familiares pelas redes sociais. Eu ficava mexendo sozinho no notebook, mas é difícil. O que me interessa mesmo é aprender a enviar e-mail, entrar no Facebook, conversar no WhatsApp”, conta.

De acordo com um levantamento divulgado em abril deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA), 94,2% das pessoas acessaram a Internet para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens de diferentes aplicativos de e-mail. Os idosos (60 anos ou mais) representam 24,7% desses acessos. Esse comportamento foi observado tanto nos indicadores dos homens como das mulheres em uma população estimada de 41,1 milhões.

Para Anderson Serrano Celestino, docente da área de tecnologia da informação do Senac Botucatu, o curso Informática para Maturidade atende a um público já acima dos 40 anos de idade e que busca essa interação com as mídias digitais e e-mails, além de aprenderem a realizar pesquisas na internet. “O curso possibilita o primeiro contato com o computador e com o sistema operacional Windows e suas multitarefas. Para as pessoas que buscam esse conhecimento, como o Salu, a idade não interfere no aprendizado, pois é um conteúdo voltado para esse público e a quem também deseja se atualizar e buscar oportunidades de trabalho ou dar continuidade aos seus estudos em outros segmentos da área de informática”, explica Anderson.

Formação na área

O Senac Botucatu está com inscrições abertas para o Informática para Maturidade, com início das aulas em 14 de agosto, de segunda a quarta-feira, das 13 às 17 horas. O curso é indicado para pessoas com mais de 40 anos e permite ao participante o primeiro contato com o computador, fornecendo informações básicas de informática e conhecimentos para a navegação na internet ao explorar os principais recursos de pesquisa e entretenimento.

Os interessados podem buscar mais informações e se inscrever pelo Portal Senac: www.sp.senac.br/botucatu.

 

Serviço:

Informática para Maturidade

Data: 14 de agosto a 3 de setembro de 2018

Horário: segunda e quarta-feira, das 13 às 17 horas

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

 

Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu