Duratex e Sindicato estão próximos de evitar a greve

Geral
Duratex e Sindicato estão próximos de evitar a greve 04 outubro 2012

Das 14h20 ? s 19h15 desta quinta-feira (4). Foi esse o tempo que durou a negociação entre a empresa Duratex e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário de Botucatu, para tentar evitar uma greve que estava programada para ser deflagrada a partir da próxima segunda-feira (8).

A empresa estava oferecendo 1,54% de aumento real, mais a inflação do período que foi de 4,91%. O sindicato pleiteia o percentual da inflação, mais 5% de aumento real. Em várias assembleias realizadas na porta da fábrica, os funcionários optaram em não aceitar a proposta da empresa fabricante de chapas de fibras prensadas e o Sindicato deu prazo de 72 horas para iniciar a greve.

Entretanto, a direção da empresa vislumbrou uma nova proposta que foi colocada na mesa de negociação nesta quinta-feira. Para quem recebe até R$ 4 mil, ofereceu 2% de aumento real, mais o índice da inflação do período que foi de 4,91%, totalizando 6,91%. Já os que ganham acima de R$ 4 mil a proposta é de 1,54% de aumento real, mas a inflação, chegando a 6,45%. Além disso, também foram negociados os valores da cesta básica e Unimed, de acordo com a faixa salarial de cada funcionário.

O diretor social do sindicato, José Luis Fernandes, adianta que a proposta será colocada para apreciação dos funcionários em assembléia. “O sindicato não decide nada, apenas faz a intermediação das negociações para zelar pelo bem estar dos trabalhadores. O que eles decidirem, será feito”, salienta Fernandes.

O acordo entre a Duratex e o Sindicato vem sendo costurado desde o dia 1º de julho, data base do dissídio da categoria. Depois de nove rodadas de negociação sem que o acordo fosse selado, representantes das duas partes estiveram numa mesa redonda no Ministério Regional do Trabalho em Bauru, mesmo assim não houve acordo entre as partes.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento