14 dezembro 2025

O Abra Group, conglomerado latino-americano que engloba a Avianca, Gol e a operadora wet-lease espanhola Wamos, está estudando a possibilidade de incorporar jatos de curto alcance para fortalecer a conexão entre mercados secundários na América Central e América do Sul. Contudo, o grupo ainda não definiu preferência entre o Airbus A220 e o Embraer 195-E2.
Francisco Raddatz, vice-presidente sênior de frota e compras do Abra Group, declarou à FlightGlobal que a empresa está “muito interessada” em ampliar a capacidade de curto alcance em sua malha, mas ressaltou que o grupo já possui um amplo pedido de narrowbodies com Boeing e Airbus, incluindo cerca de 135 A320neo e mais 50 opções adquiridas recentemente.
Além disso, firmou contrato de leasing para até sete A330neos e um memorando para quatro A350-900, fortalecendo as frotas de longa e média distância.
Apesar da robusta carteira de pedidos, Raddatz reconhece a lacuna no segmento de narrowbodies menores, entre os jatos regionais e os A320/737 tradicionais.
Tanto o A220 quanto o E195-E2 possuem capacidade intermediária, ideal para conectar aeroportos menores e mercados menos atendidos na região.
Segundo Raddatz, qualquer decisão sobre novos jatos dependerá do momento, condições de mercado e disponibilidade de slots nas fábricas, sendo que as discussões estão em andamento.
Ele destaca que as análises do Abra Group são independentes dos pedidos da LATAM ou da frota da Azul, reforçando que a demanda por jatos regionais é ampla, abrangendo também mercados como Brasil, Colômbia e América Central.
Fonte: site Aeroin
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