Dom Mucciolo será sepultado na cripta da Catedral

Geral
Dom Mucciolo será sepultado na cripta da Catedral 30 setembro 2012

Fotos: Valéria Cuter

O arcebispo emérito de Botucatu, dom Antônio Maria Mucciolo, de 89 anos de idade, que faleceu na tarde de sábado (29 de setembro) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, em função da falência múltipla de órgãos, está sendo velado na Catedral Metropolitana de Botucatu, onde estão sendo realizadas ininterruptas missas de corpo presente e orações.

Centenas de fiéis e dezenas de religiosos de Botucatu e de outras cidades do estado já passaram pela Catedral onde o corpo do arcebispo, escoltado por um esquema de segurança, está sendo velado. Na manhã desta segunda-feira (1º de outubro) ? s 9 horas o arcebispo de Botucatu Dom Maurício Grotto de Camargo irá celebrar a derradeira missa de corpo presente e as exéquias (ritos e orações com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomendam a Deus). Na sequência, por volta das 11 horas, dom Mucciolo será sepultado na cripta da Catedral de Botucatu, onde estão os restos mortais de outros bispos da arquidiocese.

{n}Histórico{/n}

Arcebispo emérito da Arquidiocese de Botucatu, dom Antônio Maria Mucciolo, tinha como lema sacerdotal: “Sentire cum Ecclesia” (Sentir com a Igreja) e teve uma vida dedicada ? igreja. Nasceu em Castel San Lorenzo em 1º de maio de 1923 e veio para o Brasil com um ano se fixando em São Paulo, depois Sorocaba. Matriculou-se no Seminário São José, de Botucatu, em 02 de fevereiro de 1937.

Foi ordenado sacerdote por Dom José Carlos de Aguirre na Capela do Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba, em 11 de abril de 1949. Em 1º de junho de 1977 foi nomeado bispo pelo papa Paulo VI e sagrado 15 de agosto de 1977 em Sorocaba. Nomeado bispo de Barretos em 26 de maio de 1977e sagrado em 15 de agosto de 1977 na Catedral de Sorocaba pelo núncio apostólico dom Carmine Rocco. A posse deu-se em 03 de setembro de 1977.

Foi nomeado arcebispo de Botucatu em 28 de junho de 1989, tomando posse em 09 de setembro de 1989, ficando até 07 junho de 2000, quando renunciou por causa da idade. Administrando a arquidiocese, dom Mucciolo criou várias paróquias, ordenou dezenas de sacerdotes, construiu uma grande casa para os sacerdotes idosos denominada “Casa Cura D’Ars”, deu impulso aos meios de comunicação social e de Pastoral Vocacional.

Também desmembrou a arquidiocese de Botucatu criando a nova diocese de Ourinhos em 30 de dezembro de 1998. Aglutinou o clero e fortaleceu os leigos, motivou as pastorais e cativou os movimentos. Criou e instalou a Cidade de Maria, um dos mais arrojados planos de evangelização e formação cristã da arquidiocese de Ribeirão Preto.

Colocou seu nome na história da igreja católica brasileira de maneira singular. Em junho de 1995, apoiando um grupo de idealistas leigos unidos em torno do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac), dom Antonio Mucciolo consolidou a implantação nacional da Rede Vida de Televisão. O Canal da Família avançou pelo país e hoje representa a maior emissora católica do mundo. Morreu presidente da Rede Vida.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento