O evento contou com mais de 30 mil participantes de todo Brasil
A professora Clélia Akiko Hiruma Lima, docente do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu, participou da 5ª Conferência Nacional de CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no início de agosto, em Brasília.
A abertura do evento contou com a presença do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Ao todo, a conferência contou com 54 mesas-redondas e sete sessões plenárias em três dias de encontro, marcada pela construção de novas estratégias nacionais para a área de CT&I.
Programação
Dividida em salas com eixos temáticos, Clélia Akiko participou do Eixo IV, que abordava o tema “Extensão nas Universidades Necessária aos Novos Desafios”, ministrando a palestra “A extensão como modelo de fortalecimento da pós-graduação”.
Representando a Unesp de Botucatu e a Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC), a docente explicou sobre a importância do método científico utilizado para facilitar o aprendizado em relação à ciência, principalmente com alunos da rede pública de ensino.
Para Clélia, participar de uma iniciativa deste porte reafirma a missão da universidade pública em contribuir, de forma efetiva, com os avanços da ciência, tecnologia e inovação.
“Ministrar uma palestra sobre extensão na pós-graduação, em um evento com relevância nacional, é reafirmar o comprometimento da Unesp em relação às ações extensionistas. Através do compromisso das três pró-reitorias (Pós-graduação, Extensão e Pesquisa) em editais que fomentam projetos importantes de extensão, como a Escola de Verão e Inverno e as bolsas Pibic Jr para alunos do ensino médio, a Unesp está na vanguarda e é um exemplo institucional a ser seguido”, afirma.
Um pouco mais sobre a 5ª Conferência Nacional de CTI
A 5ª Conferência Nacional de CTI (5ª CNCTI) é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo nos próximos anos.
O evento é considerado pelas autoridades públicas o acontecimento mais democrático voltado para as discussões sobre políticas públicas deste setor. A conferência é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com apoio de várias entidades e instituições nacionais, como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Compartilhe esta notícia