Diversos animais silvestres foram vítimas de incêndios florestais no estado de SP em 2025

Geral
Diversos animais silvestres foram vítimas de incêndios florestais no estado de SP em 2025 03 setembro 2025

O episódio mais grave foi o de uma anta resgatada que sofreu queimaduras em 70% do corpo e não resistiu, apesar do tratamento intensivo.

O Governo de São Paulo já registra oficialmente 17 casos de animais silvestres vítimas de incêndios florestais em 2025. O episódio mais grave foi o da anta resgatada em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, que sofreu queimaduras em 70% do corpo e não resistiu, apesar do tratamento intensivo.

Além da anta, centros autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) notificaram ocorrências envolvendo diferentes espécies. Em Assis, a Apass (Associação Protetora de Animais Silvestres) recebeu cinco cachorros-do-mato, dois veados-catingueiros, um furão, um ouriço-cacheiro, um urubu, um gavião-carijó e uma pomba-asa-branca. O furão, o ouriço e um dos veados também morreram em decorrência das queimaduras.

Na região de Ribeirão Preto, o Cetras atendeu dois urubus e um tapicuru ou galo-do-bico-fino. Já em São Roque, o Cras Núcleo da Floresta recebeu um filhote de gato-do-mato, encontrado debilitado após incêndio às margens da Rodovia Raposo Tavares.

“Essas ocorrências evidenciam a importância da atuação coordenada entre brigadistas da Fundação Florestal, Polícia Ambiental e instituições credenciadas no resgate e tratamento de animais vítimas do fogo. Também reforçam a necessidade de que todos os centros mantenham notificações atualizadas na plataforma do Governo do Estado, garantindo respostas rápidas e eficazes em situações críticas que ameaçam a biodiversidade”, destaca Liliane Milanelo, coordenadora de Gestão dos Cetras da Semil.

Atualmente, a rede estadual conta com 30 empreendimentos credenciados: quatro especializados em fauna marinha e 26 aptos a receber animais vítimas de incêndios florestais. Em 2024, foram registrados 94 resgates decorrentes de queimadas, dos quais 53 não resistiram, dois foram reabilitados e devolvidos à natureza e os demais seguem em tratamento.

Capacitação e prevenção

Para reduzir os impactos dos incêndios sobre a fauna, a Semil promove um pacote de vídeo-aulas gratuitas, voltadas à prevenção, preparação e resposta a emergências, com ênfase no resgate e manejo de animais silvestres e domésticos vitimados pelo fogo. As aulas fazem parte da Operação São Paulo Sem Fogo e ficam disponíveis até 17 de setembro no portal de Educação Ambiental da Semil: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2025/08/prevencao-e-combate-a-incendios-florestais/.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento