A indicação foi feita pelo Deputado Ricardo Madalena (PL). Rio Pardo é a principal fonte de captação de água do município de Botucatu
O Rio Pardo poderá ter um dia específico para comemoração. A indicação foi feita no dia 23 de novembro durante sessão da Alesp pelo Deputado Ricardo Madalena (PL).
A Ementa 1618/2023 Institui o “Dia do Rio Pardo”. O legislador pede no documento que a data seja incluída no Calendário Oficial do Estado.
O artigo 1º do projeto de lei diz que fica instituído o Dia do Rio Pardo no Estado de São Paulo, que será comemorado no dia 19 de agosto de cada ano.
Para se ter uma ideia, o Rio Pardo é a principal fonte de captação de água do município de Botucatu. Dezenas de municípios são abastecidos pelo Pardo.
O deputado cita em sua justificativa a importância do rio. A Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (BHRP) está situada no centro-sul do estado de São Paulo, uma região com importantes atividades de produção agropecuária, industrial, comercial, energética, educacional e turística.
Abastecimento de Botucatu e dezenas de cidades
A água provida pelo Rio Pardo e seus afluentes é fundamental para atender centenas de milhares de pessoas residentes nas áreas dos municípios de Pardinho, Botucatu, Itatinga, Avaré, Pratânia, São Manuel. Lençóis Paulista, Borebi, Iaras, Cerqueira Cesar, Manduri, Óleo, Águas de Santa Bárbara, Bernardino de Campos, Ipaussu, Santa Cruz do Rio Pardo, Chavantes, Canitar, Ourinhos e Salto Grande. Suas águas ou de seus afluentes banham as áreas urbanas de todos estes municípios, com exceção de São Manuel, Lençóis Paulista e Borebi.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBHMP), Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) na qual a BHRP está inserida indica que a população da área da bacia é de aproximadamente 327 mil pessoas em 2023, com tendência de aumentar para 334 mil pessoas em 2027.
Cem por cento da água distribuída às populações das áreas urbanas dos municípios de Pardinho (7.200 pessoas) e de Botucatu (136.691 pessoas) é captada no Rio Pardo. Em Santa Cruz do Rio Pardo 70% da população (34.300 pessoas) e em Ourinhos, 95% da população (98.770 pessoas) são abastecidas por água superficial retirada do Rio Pardo. Além disso, Itatinga atende a maior parte de sua população urbana (quase 20.000 pessoas) com água retirada do Rio Novo, tributário da margem esquerda do Rio Pardo. O mesmo Rio Novo tem um de seus tributários, o Ribeirão Lageado, que atende parte da população de Avaré.
Este conjunto de dados mostra que o número de pessoas diretamente atendidas pelas águas do Rio Pardo ultrapassa as 300 mil. Além disso, o Rio Pardo e seus afluentes atendem às necessidades das populações rurais em toda área da bacia.
Veja também
Represa de Botucatu deve entrar em operação no segundo semestre de 2024Compartilhe esta notícia