Com aumento das chuvas os casos podem aumentar novamente. Em 2024 foram mais de 16 mil casos.
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), da Prefeitura de Botucatu segue com as ações de combate à dengue para frear novos casos da doença na Cidade, tendo em vista o período chuvoso e quente em que estamos vivendo.
O ano de 2024 foi muito difícil para Botucatu, com explosão dos casos de uma forma jamais vista. Botucatu liderou todas as estatísticas no centro-oeste paulista. Até a última contagem, no dia 27, a cidade contabilizava 16.423 casos.
A VAS orienta a necessidade de a população continuar atenta e eliminar as condições favoráveis à proliferação de mosquitos através da manutenção adequada de todo e qualquer recipiente com ou em condições de acumular água parada.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, 80% dos criadouros são encontrados em recipientes dentro dos quintais das casas e são objetos muitas vezes de uso contínuo do morador, como vasos de plantas, garrafas, bebedouros de animais, bacias e baldes, e até mesmo a calha e ralos que não têm o escoamento adequado da água. Por isso, cada morador deve fazer a sua parte nesta ação de combate à dengue.
Caso tenham sintomas como: febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, procurem imediatamente as Unidades de Saúde da Família ou uma Unidade Básica de Saúde, pois quanto antes houver o diagnóstico, mais rápido são disparadas as ações de bloqueio e diminuem as chances de o mosquito picar esta pessoa infectada e passar para outras saudáveis.
As pessoas com dengue devem permanecer em repouso em casa, manter a hidratação oral rigorosa, estar atenta aos sinais de alarme e aplicar repelente.
Para isto, a VAS (Vigilância Ambiental em Saúde) enviou folhetos para as Unidades e Serviços de Saúde de forma a auxiliar na abordagem e orientações nos domicílios.
Serviço:
Vigilância Ambiental em Saúde
Rua – Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 014 – 3811-1100
Compartilhe esta notícia