

As delegadas Jezz Aparecida Pedroso e Marina de Paula Carvalho, representantes de Botucatu, participaram da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025. O evento reuniu representantes de todo o país com o objetivo de debater e construir propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
A presença das delegadas garantiu que as demandas e experiências locais fossem apresentadas em âmbito nacional, ampliando a visibilidade das mulheres de Botucatu nas discussões sobre igualdade de gênero, combate à violência, direitos e oportunidades.


A presidente do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM), Lívia Maria N. Conceição, destacou a importância da participação botucatuense no encontro:
“As mulheres de Botucatu mostraram que estão presentes e reivindicando seus direitos. A participação expressiva na Conferência Municipal e a resiliência que as delegadas tiveram durante a Conferência Estadual de São Paulo comprovam que estamos no caminho certo. A presença de Marina e Jezz em Brasília amplia o debate e proporciona à nossa cidade o conhecimento e atualização das políticas públicas para mulheres, discutidas em nível nacional.”
O CMPM agradeceu às delegadas pela dedicação e à Prefeitura de Botucatu, que ofereceu suporte para a participação no evento, além do Conselho Estadual da Condição Feminina e do Ministério das Mulheres.
Sobre o Conselho da Mulher
O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Botucatu foi instituído pela Lei nº 5.349, de 3 de abril de 2012, e iniciou suas atividades em março de 2013. É composto por 12 membros — seis representantes do poder público e seis da sociedade civil, com suas respectivas suplentes.
As reuniões ordinárias são abertas à população e acontecem toda terceira segunda-feira do mês, na Casa dos Conselhos (Rua Antônio Bernardo, nº 45, Bairro Lavapés).
📩 E-mail: [email protected]
📷 Instagram: @cmpmbotucatu
▶️ YouTube: Conselho da Mulher Botucatu