
Em muitos bairros, a luz só voltou durante a madrugada. Ainda há casos isolados sem atendimento.

Desde às 12h30 de segunda-feira (22), grande parte de Botucatu ficou sem energia elétrica após a tempestade que atingiu o município com ventos de 106 km/h – velocidade classificada oficialmente como “tempestade violenta”.
O fenômeno provocou quedas de árvores, muros e estruturas em diferentes regiões da cidade, bloqueando vias, interrompendo o fornecimento de água, energia elétrica e serviços de telefonia. Diante da gravidade da situação, o prefeito Fábio Leite assinou o Decreto nº 13.657/2025, declarando estado de calamidade pública no município.
Restabelecimento de energia
O fornecimento de energia vem sendo restabelecido gradualmente. Em muitos bairros, a luz só voltou durante a madrugada, e ainda há casos isolados sem atendimento. Árvores e galhos que caíram sobre a rede elétrica dificultaram o trabalho das equipes da CPFL, que reforçou o efetivo e segue com equipes nas ruas em regime de contingência.
A Defesa Civil informou que manteve contato direto com o gerente da CPFL durante toda a madrugada, acompanhando de perto os trabalhos.
✅ Quase todos os eventos de grande porte foram solucionados, restando apenas um, que terá equipe dedicada no início da manhã.
⚡ Casos de médio porte, que afetam um menor número de clientes, seguem recebendo atendimento, com expectativa de solução até o meio-dia. Após isso, devem permanecer apenas situações pontuais.
🚧 Para acelerar o restabelecimento, a CPFL mobilizou um efetivo três vezes maior que o habitual, priorizando os casos mais complexos, como postes e cabos rompidos.
A Defesa Civil reforça que é importante que os clientes utilizem os canais oficiais da concessionária para registrar ocorrências e facilitar a priorização dos atendimentos, diz comunicado.
Ações da Prefeitura
Equipes da Prefeitura, em parceria com a Defesa Civil, Zeladoria, Guarda Civil Municipal e outros setores, seguem atuando para:
- Restabelecer os serviços essenciais;
- Desobstruir ruas e garantir a mobilidade;
- Realizar a limpeza da cidade;
- Priorizar o atendimento em situações de risco e emergência.