A Defesa Civil de Botucatu lançou a Operação Verão 2011-2012, com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas. A ação, que se estende até o dia 31 de março do próximo ano, reúne diferentes secretarias municipais, além de órgãos do governo estadual. Estão estruturados em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo).
A estação de verão caracteriza-se por chuvas fortes, muitas vezes excessivamente prolongadas, ou acompanhadas por raios e vendavais, que têm causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e deslizamentos causando consideráveis danos e destruições.
Durante o período da operação serão deflagrados os planos preventivo e de contingência para situações de risco, visando a otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis bem como antecipação das situações de risco, destacou o coordenador de Defesa Civil do Município, Domingos Chavari Neto.
Para tanto, a Defesa Civil promove a articulação entre as secretarias municipais, os órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros) e, equipes da própria comunidade.
Esses planos, desenvolvidos ao longo do ano, reforçam as ações de monitoramento meteorológico, pluviométrico e vistorias técnicas de campo em áreas de risco com vistas ? retirada prévia de moradores de locais de risco iminente de deslizamento de terra e/ou inundações.
Para Chavari, a operação é a conclusão de um trabalho de capacitação e treinamento realizado ao longo de todo o ano. Somente com a articulação dos órgãos estaduais, municipais e das forças de atendimento emergencial é possível prevenir e minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, explica o coordenador.
Foto: Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia