29 janeiro 2026
Instabilidades associadas ao calor e à atuação de sistema meteorológico na costa elevam o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de temporais e chuvas persistentes entre a noite desta quinta-feira (29) e a sexta-feira (30) em diversas regiões do território paulista. As chuvas devem ganhar intensidade ao longo da sexta-feira, em razão da formação e atuação de um sistema de baixa pressão na costa do estado.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a quinta-feira (29) será marcada por condições típicas de verão, com sol entre nuvens e elevação das temperaturas ao longo do dia. O calor, associado à umidade proveniente do oceano e da região amazônica, favorece a formação de áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Durante a noite e a madrugada, a formação de um sistema meteorológico na costa paulista deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais persistentes.
Na sexta-feira (30), a atuação desse sistema mantém o tempo instável em grande parte do estado, com previsão de chuvas generalizadas e contínuas ao longo do dia. As precipitações devem variar de moderadas a fortes, com volumes elevados no acumulado de 24 horas.
Níveis de acumulados de chuva previstos
Acumulado médio
Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos.
Acumulado alto
Capital e Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Acumulado muito alto
Regiões do Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba.
Como o solo já se encontra encharcado em razão das chuvas registradas nos últimos dias, há aumento significativo do risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Compartilhe esta notícia









