08 novembro 2025
Avaliação nacional realizada pelo Estadão e pela Quero Educação reconheceu com nota máxima os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Nutrição e Física Médica.

Os cinco cursos de graduação do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp) – Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Biomédicas, Nutrição e Física Médica – conquistaram nota máxima (5 estrelas) no Guia da Faculdade 2025, avaliação nacional promovida pelo Estadão em parceria com a startup educacional Quero Educação. O desempenho dos cursos do IBB consolida a unidade entre as mais bem avaliadas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que neste ano alcançou o segundo lugar nacional em número de graduações com conceito máximo, somando 67 cursos 5 estrelas em diferentes áreas do conhecimento.
“Esse resultado é motivo de grande orgulho para toda a comunidade acadêmica. Ele reflete o trabalho sério e contínuo de docentes, técnicos, estudantes e, especialmente, dos coordenadores de curso, que se dedicam diariamente à qualidade das graduações e à formação de profissionais altamente qualificados”, destaca a professora Percília Giaquinto, diretora do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp).
Sobre o Guia da Faculdade
O Guia da Faculdade é uma iniciativa do Estadão, em parceria com a Quero Educação, uma das principais empresas de tecnologia educacional do país. Criado em 2018, o projeto tem o objetivo de oferecer uma avaliação abrangente e independente sobre os cursos de ensino superior no Brasil.
Em 2025, o Guia avaliou 22.198 graduações de instituições públicas e privadas, nas modalidades presencial e a distância. O processo de avaliação considera três aspectos principais:
- Projeto pedagógico, que analisa a proposta e a atualização curricular;
- Corpo docente, que avalia a formação e experiência dos professores;
- Infraestrutura, que observa as condições de laboratórios, bibliotecas e equipamentos disponíveis aos alunos.
As notas são atribuídas por professores e coordenadores de cursos de todo o país, que atuam como avaliadores voluntários. O conceito final é representado por estrelas, sendo 5 o nível máximo, atribuído aos cursos considerados “excelentes”.
Assessoria IBB
Compartilhe esta notícia









