Evento discute avanços e oportunidades nas áreas de bioprocessos e biotecnologia.
Nos dias 1 a 5 de julho, a Unesp de Botucatu receberá o primeiro evento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, marcando também os 10 anos de criação do curso na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA).
O Workshop de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (WEBB) reunirá estudantes, professores e profissionais da área com o objetivo de discutir os avanços científicos nesse setor e o papel dos profissionais da área na indústria.
O circuito de palestras programadas permitirá explorar, de maneira aprofundada, temas variados e atuais da área, como: engenharia genética, biotecnologia industrial, bioempreendedorismo, entre diversos outros. Além disso, o evento contará com uma maratona de inovação (chamada de IDEATHON), minicursos e espaço para submissão de trabalhos científicos.
Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de se engajar de forma ativa nas inovações da área. No caso do IDEATHON, os inscritos poderão desenvolver soluções criativas para desafios enfrentados nos dias atuais, como as mudanças climáticas, por exemplo. Ao mesmo tempo, por meio de minicursos, os estudantes poderão adquirir conhecimentos práticos sobre tecnologias de ponta, como a bioimpressão 3D.
A ideia da criação do workshop surgiu da iniciativa de alunos do curso que sentiam falta de um evento específico da área, considerada relativamente recente e abordada por poucas instituições de ensino no Brasil.
“Sentimos falta de um encontro que promovesse a troca de experiências entre o curso de Botucatu e o de outras cidades. O evento surgiu, então, a partir dessa vontade de unir todos os atores, estudantes, docentes, pesquisadores e empresas, em um mesmo local para discutir os avanços científicos na área e as oportunidades que existem no mercado”, relatou Iago Silveira, graduando do 5° ano do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e um dos idealizadores e organizadores do WEBB.
A professora orientadora do workshop, Estela Oliveira Lima, destaca que, para elaborar a programação de atividades, a comissão organizadora priorizou a seleção de temáticas com foco em inovação, sustentabilidade e aplicabilidade no mercado. “Acredito que o evento contribuirá de forma significativa para expansão do olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e áreas de atuação do profissional. Os estudantes terão a oportunidade de entrar em contato direto com profissionais de destaque na área, isso possibilita networking e abre portas para possibilidades futuras”.
A professora Estela também ressalta que os encontros podem aumentar a visibilidade sobre a abrangência do curso para a comunidade em geral, destacando a importância da ciência e da tecnologia para a sociedade.
A professora Sarita Rabelo, coordenadora do curso, também reforça o impacto de um evento como este para além do meio acadêmico. “A Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é um campo inerentemente multidisciplinar, e um evento dedicado a essas áreas promoverá a integração de diferentes setores, estimulando abordagens inovadoras para a resolução de problemas complexos que impactam diretamente a sociedade. A realização deste evento também aumenta a visibilidade da Unesp no cenário científico e tecnológico, destacando-a como um polo de excelência e inovação em Bioprocessos e Biotecnologia”.
As inscrições para o evento estão abertas até o dia 23 de junho e podem ser realizadas através do site webb-ebb.com ou através do endereço: www.even3.com.br/workshop-de-engenharia-de-bioprocessos-e-biotecnologia-webb-435696/.
O WEBB é uma realização dos alunos e docentes da Unesp do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, com apoio da Liga Acadêmica Nacional de Biotecnologia polo Botucatu, Bioprox Júnior, ElevenUP Marketing, Parque Tecnológico de Botucatu, Biominas Brasil. O evento é patrocinado pela empresa FuturaGene .
Compartilhe esta notícia