Curso de Enfermagem da Unesp Botucatu recebe nota máxima do ENADE

Geral
Curso de Enfermagem da Unesp Botucatu recebe nota máxima do ENADE 22 abril 2025

Resultados foram divulgados no último dia 11 de abril pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) foi avaliado com o conceito 5, a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. Os resultados foram divulgados no último dia 11 de abril pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras e estabelecer notas que variam em uma escala de 1 a 5.

A nota do Enade é um referencial importante tanto para as instituições quanto para os alunos. A avaliação permite que os centros universitários identifiquem e desenvolvam seus pontos fortes, assim como corrijam aspectos que possam ser aprimorados, garantindo, assim, uma qualidade de ensino cada vez maior.

“Alcançar a nota máxima no Enade reforça o compromisso da Faculdade de Medicina, da Unesp e de nosso corpo docente com a formação de excelência e a responsabilidade de formar enfermeiros que, ao lado de outros profissionais da área da Enfermagem e da Saúde, atendem às necessidades e demandas de saúde dos indivíduos, famílias e comunidades, valorizando e fortalecendo o SUS”, avalia a Prof.ª Dr.ª Juliane Andrade, coordenadora do conselho de curso de Enfermagem.

Potencialidades

O curso de enfermagem da Unesp de Botucatu reúne diversas potencialidades que levaram ao excelente resultado no Enade 2023. Um dos pilares é o projeto pedagógico, que tem como grande destaque a implantação do novo currículo, iniciada em 2023. A nova estrutura curricular utiliza de metodologias participativas, sendo integrado de forma interdisciplinar e baseado por competências (subdividida em quatro áreas: Cuidado Individual em Saúde, Cuidado Coletivo em Saúde, Gestão e Gerenciamento e Educação e Pesquisa). Além disso, contempla a curricularização da extensão de modo interprofissional. 

“Cabe dizer que o novo currículo foi pensado de forma coletiva a partir de 2015. Esse processo conjunto de pensar um novo projeto pedagógico do curso, não só com docentes, mas também com profissionais da saúde da região, foi de extrema relevância para formar um futuro profissional com perfil generalista e humanista, que tenha um olhar voltado às necessidades sociais e de saúde locorregionais, nacionais e, em certa medida, internacionais, posto que nossa intencionalidade é formar pessoas críticas e reflexivas”, ressalta Juliane.

Para este processo de implantação, o curso conta com um grupo gestor composto por docentes do Departamento de Enfermagem das quatro áreas de competências, que se reúne a cada 15 dias para pensar em toda a estrutura necessária para este momento e de forma permanente. O suporte acadêmico às atividades é oferecido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Seção Técnica de Graduação (STG), Comissão de Assuntos Estudantis (CAE) e Permanência Estudantil.

“Por mais que os estudantes concluintes de 2023 não tenham vivenciado este novo currículo, é certo que o movimento de reestruturação já veio provocando alterações nas estratégias pedagógicas ao logo de seu processo, o que, com certeza a turma de 2023 foi também beneficiada”, menciona a coordenadora.

O corpo docente do curso de Enfermagem da FMB é apontado como outro diferencial para o resultado obtido no Enade 2023, já que reúne um conjunto de profissionais de excelência, comprometidos com a formação e engajados na implantação do novo currículo. Formado por docentes e enfermeiros do Departamento de Enfermagem, docentes dos departamentos de Saúde Coletiva, Patologia, Neurociências e Saúde Mental e do Instituto de Biociências (IBB/UNESP), destaca-se ao enfrentar o enorme desafio de manter dois currículos ativos com qualidade.

Também merecem menção, a estrutura administrativa que inclui os conselhos de classe do primeiro ao quarto ano e conselho de curso, colegiados atuantes e proativos na formação de excelência dos alunos e a sólida infraestrutura, com biblioteca moderna e atualizada, Nead.TIS, salas de aula equipadas, laboratório de habilidade e de simulação realística, dentre outras estruturas.

Destacam-se ainda os cenários de prática: a rede de Atenção Primária à Saúde, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Saúde Escola (CSE/FMB) e o Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

“Além disso, nosso corpo discente é comprometido e pró-ativo em todo os processos de formação, o que também contribui para nosso sucesso. Não podemos deixar de destacar o apoio que recebemos da direção da FMB, que apoia o curso em todas as suas necessidades, inclusive no pleito de nos transformar em uma Faculdade de Enfermagem no âmbito da UNESP. Estamos muito felizes. Receber esta avaliação foi mérito de todas as pessoas envolvidas com o curso de enfermagem, não apenas as do presente, mas também, aquelas que construíram a nossa história”, conclui Juliane.

Avaliação

Na edição de 2023 do Enade, foram avaliadas as seguintes áreas em bacharelado: agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química.

Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento