Corpo de Bombeiros de Botucatu é destaque em Conferência Mundial de Prevenção de Afogamentos na África do Sul

Instituição irá expor o programa de prevenção de afogamentos “Operação Viva Verão”

 

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Pelotão de Bombeiros de Botucatu (SP), foi um dos selecionados a participar da World Conference on Drowning Prevention (WCDP -2019) – Conferência Mundial de Prevenção de Afogamentos – em Durban, na África do Sul.

Representada pelo subtenente Claudenir Celestino de Jesus, entre os dias 8 e 10 de outubro, a instituição fará a exposição dos resultados obtidos no programa de prevenção de afogamentos ‘Viva Verão’.

Segundo ele, o evento reúne os principais especialistas, pesquisas, sistemas e informações do mundo sobre o tema. “É um grande orgulho levar o nome de Botucatu e representar todos os órgãos envolvidos. Após anos de trabalho, temos o orgulho de sermos referência internacional na prevenção de afogamentos”, destaca.

Saiba mais – A Operação Viva Verão foi criada em 2014 pelo Corpo de Bombeiros de Botucatu em parceria com o SAMU192, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Projeto Crescer Seguro, Conselho Municipal de Turismo, entidades públicas, privadas e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Conforme Celestino, na década de 90 ocorriam, em média, 30 afogamentos por ano em Botucatu, sendo que através de estratégias simples de prevenção promovidas pela Operação Viva Verão em 2016 o número de afogamentos foi reduzido à zero.