Programa desenvolvido com o lema “Prevenir é Salvar, Educar para não Afogar”
No próximo sábado (21) ocorrerá a 10ª edição da campanha de prevenção aos afogamentos intitulada de “Operação Viva Verão”. Esta atividade preventiva vem dando ótimos resultados nos últimos anos em Botucatu e região, pois teve seus índices de ocorrências foram reduzidos em relação aos números de afogados segundo estatísticas do DATASUS.
Novamente será realizado um Bloqueio Educativo na Rua Amando de Barros em frente a Praça do Bosque, local já bastante conhecido por sediar as edições anteriores. Será das 08h30 às 11h30.
Várias entidades públicas estarão unidas com o objetivo de levar informações aos munícipes, como evitar os casos de afogamento em piscinas, rios, represas e até no mar e se, por um acaso, se deparem com um afogamento acontecendo, como atuar neste caso também, diz nota dos Bombeiros.
A cada ano a campanha vem ampliando suas formas de atuações e contando cada vez mais com apoio de novos amigos, parceiros voluntários desse projeto que salvou e continua salvando muitas vidas.
O programa Viva Verão foi desenvolvido em 2014, com o lema “Prevenir é Salvar, Educar para não Afogar” já colaborou expressivamente com a diminuição dos números de acidentes com afogamentos em Botucatu e cidades vizinhas, atingindo a marca de quase 2 anos sem nenhum acidente dessa natureza em nossa região.
São várias estratégias que o programa adota na área de educação pública, para promover conscientização da população. Através de dezenas ações preventivas, como palestras, eventos em vias públicas com exposições de materiais de salvamento aquático, treinamento de profissionais da área (guarda vidas) e sinalização com placas de advertência nos pontos críticos de afogamentos de nossa região.
Toda campanha é coordenada pelo Posto de Bombeiros de Botucatu, pertencente ao 5° Sgb 15GB, que possui profissionais tecnicamente treinados, com vasta experiência no assunto, com participações em eventos ligados a prevenção de afogamentos no Brasil e no exterior. Mas todo sucesso do programa VIVA VERÃO deve-se principalmente à integração do Corpo de Bombeiros com outras instituições, como: SAMU, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Projeto Crescer Seguro, Conselho Municipal de Turismo, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e Entidades Públicas e Privadas, sendo de fundamental importância a colaboração de todos para atingirmos o objetivo final, que é a preservação de vidas.
Compartilhe esta notícia