Entre 300 mil e 350 mil veículos devem trafegar pelo trecho sob concessão da Rodovias do Tietê durante o feriado de Natal deste ano. A estimativa foi levantada pelo setor de Operações da Concessionária e compreende o período entre 23 e 26 de dezembro. De acordo com a previsão, os horários de maior pico no feriado de Natal acontecerão entre 7 e 22 horas de quinta-feira (23), das 7 ? s 18 horas de sexta-feira (24) e das 9 ? s 22 horas de domingo (26).
Os motoristas que trafegam pelo sistema administrado pela Rodovias do Tietê poderão contar com recursos operacionais distribuídos de forma a garantir conforto e segurança. A concessionária soma doze bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAUs), instaladas nas proximidades dos seguintes municípios: Hortolândia, Monte Mor, Rafard, Elias Fausto, Rio das Pedras, Laranjal Paulista, Conchas, Anhembi, Botucatu (duas bases), Areiópolis e Agudos.
As bases contam com recursos para orientar o motorista, bem como para que ele possa fazer uso de sanitários, beber água ou solicitar outros tipos de auxílio. Os recursos são coordenados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), instalado em Tietê. As praças de pedágio com maior previsão de fluxo de veículos são as de Botucatu, Agudos e Areiópolis, respectivamente, todas na SP-300 (Rodovia Marechal Rondon).
Se houver necessidade, a concessionária aplicará a operação papa fila. Os papa filas entram em ação quando é necessário agilizar o atendimento durante os horários de pico de tráfego. São funcionários identificados com o uniforme da concessionária que circulam entre os veículos comercializando tíquetes para acelerar a passagem e a liberação mais rápida das cancelas dos pedágios. Esse sistema aumenta em até 50% a fluidez de veículos pelas praças. Os usuários também podem colaborar com o atendimento prestado levando moedas e dinheiro trocado para os pedágios.
{n}Frota nas vias{/n}
Também fazem parte do apoio prestado pela Concessionária seis guinchos leves e três guinchos pesados para auxiliar no socorro aos veículos que tiverem problemas mecânicos durante a viagem, onze ambulâncias/resgates, mais o Veículo de Intervenção Rápida da Concessionária, tripulado por médico plantonista, sete veículos de inspeções de tráfego, além de um veículo de supervisão desta operação.
A equipe da concessionária inclui arrecadadores, atendentes de SAU, inspetores de tráfego, operador de guincho, resgatistas, médico, operadores de Centro de Controle Operacional (CCO), supervisores, líderes e equipes da área de Manutenção e Engenharia. A equipe diária da Concessionária soma mais de 200 colaboradores. Todo o trabalho é realizado em parceria com o Policiamento Rodoviário.
{n}0800 ? disposição 24 horas por dia{/n}
Os usuários que necessitarem de ajuda enquanto trafegam no sistema da Rodovias do Tietê poderão contar com o atendimento realizado por meio do telefone 0800 770 3322, durante as 24 horas do dia. Neste número é possível obter informações, solicitar auxílio mecânico ou mesmo médico.
{n}Cuidados especiais na hora de dirigir{/n}
A concessionária aproveita o período para orientar aos motoristas que redobrem a atenção quanto ? s sinalizações de tráfego, respeitem os limites de velocidade, além de, em caso de chuva, neblina, e declives ou curvas acentuadas, mantenham uma distância segura dos demais veículos por precaução.
Também orienta aos motoristas que utilizem o cinto de segurança, transportem as crianças no banco de trás com os equipamentos de proteção adequados (cadeirinhas, assentos e igualmente os cintos de segurança) Em caso de transportarem animais de estimação, utilizem as caixas de transporte adequadas para esse fim. Todas essas medidas evitam reações imprevistas e, consequentemente, acidentes.
E sugere aos usuários que façam uma revisão no seu veículo antes de viajar verificando itens fundamentais como freios, faróis, limpadores de pára-brisas, pneus, por exemplo, e não deixem de verificar o nível do óleo, da água e do combustível.
Compartilhe esta notícia