Como proteger crianças, idosos e pets dos barulhos provocados por fogos

Geral
Como proteger crianças, idosos e pets dos barulhos provocados por fogos 31 dezembro 2024

Crianças com o Transtorno do Espectro Autista, idosos e animais sofrem muito com o barulho provocado por fogos.

As celebrações do Ano Novo são tradicionalmente marcadas por lançamentos de fogos de artifício. Como se não bastasse, na maior parte dos casos, as queimas são acompanhadas por estrondos, ou seja, fogos com estampido.

No entanto, o barulho intenso das explosões pode causar sérios transtornos em animais, idosos e crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Elas sofrem demais.

Desde março de 2020 Botucatu tem uma lei que quase não é respeitada, especialmente nas festas de fim de ano. É proibido soltar fogos de artifício com estampido.

A lei 6.161 estabelece diversas regras e punições para quem desrespeitar a legislação vigente. A legislação prevê multa de R$ 2.000,00, sendo dobrada em caso de reincidência.

Ocorre que isso não vem impedindo que pessoas soltem fogos com estampido. Pensanso nisso, listamos dicas valiosas para amenizar o sofrimento das principais vítimas desses barulhos.

Crianças com TEA

Crianças com TEA frequentemente apresentam hipersensibilidade auditiva e por isso, o barulho dos fogos de artifício podem ser perturbadores.

Os ruídos podem desencadear crises de ansiedade, choro e comportamentos agressivos. Especialistas sugerem o uso de protetores auriculares ou abafadores de som para minimizar o impacto auditivo.

Criar um ambiente tranquilo, com iluminação suave e atividades que a criança aprecia, também pode ajudar a reduzir o estresse durante as comemorações.

Outras dicas são valiosas

– Providencie fones de ouvido antirruído

– Mantenha a criança informada

– Prepare a criança

– Mantenha a criança distante de lugares tumultuados

– Informe a família e os amigos sobre a sensibilidade da criança

– Fogos sem sons

Idosos sofrem com o barulho

No caso dos idosos, especialmente aqueles com condições de saúde pré-existentes, podem sofrer com o estresse e a desorientação causada pelos fogos de artifício.

O barulho excessivo pode levar a elevações na pressão arterial, ansiedade e, em casos graves, desencadear problemas cardíacos.

É aconselhável que os familiares estejam presentes para oferecer suporte emocional, mantendo o idoso em um ambiente calmo e confortável, longe das fontes de ruído.

E com os animais?

Os animais têm medo do excesso de barulho que os fogos provocam. A razão para isso é porque eles conseguem ouvir sons muito mais agudos que nós humanos.

Na prática, nós não percebemos os sons mais agudos, que ultrapassam 20.000 hertz, porém os cães ouvem, e isso acaba gerando a relação de medo dos cachorros no Réveillon. 

Dicas importantes

– Coloque o animal de estimação no cômodo da casa que tenha menos barulho momentos antes da queima de fogos e lembre-se de o libertar assim que o barulho cessar;

– Quem tem gato deve tomar maior cuidado com espaços entre os móveis, sofás articulados, baús, ou qualquer espaço onde o felino possa ficar preso ao tentar se esconder, já que é algo que costumam fazer em situações de insegurança;

– Verifique se não há rotas de fuga no local onde o pet ficará;

– Não deixe o cão ou gato preso em correntes ou trancado em caixas de transporte, pois eles podem entrar em pânico e se machucarem ao tentar se libertar;

– Mantenha portas e janelas fechadas até que a queima de fogos termine, isso ajuda a evitar que o animal fuja ou se perca;

– Quem mora em apartamento deve verificar se as telas de proteção não estão danificadas. O ideal é fazer isso dias antes, para dar tempo de fazer os reparos caso necessário;

– Com delicadeza, coloque algodão parafinado (hidrófobo) no ouvido do seu pet somente minutos antes do barulho e retire quando terminar a comemoração;

– Existem também fones de ouvido e protetores de orelha próprios para cachorros;

– Por fim, coloque uma música suave e faça companhia ao pet, pois isso transmite segurança e ameniza o susto com os ruídos.

Veja também

Lei que proíbe fogos com estampido em Botucatu tem multa pesada, mas pouca fiscalização
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Nova Loja Facitec
Oferecimento