Comissão de Bem Estar do IB/Unesp retoma atividades

 

O Instituto de Biociências (IB) da Unesp, campus Botucatu, retoma a partir desta terça-feira (15) as atividades promovidas pela sua Comissão de Bem Estar. A primeira será a apresentação de tai chi chuan que acontece em frente ao Espaço IB Eventos, a partir das 17h30. [confira abaixo as demais atividades de agosto].

A Comissão de Bem Estar do IB iniciou atividades neste ano de 2017. É presidida pelos professores Cesar Martins e Luiz Fernando Rolim de Almeida, respectivamente diretor e vice-diretor do IB, com a participação de professores e técnicos administrativos da faculdade. O papel da comissão é justamente promover a integração de toda a comunidade através de práticas esportivas, terapias holísticas, voluntariado, cultura e lazer, entre outras atividades.

Música e integração com a comunidade

Uma das primeiras ações da comissão focou na abertura de espaço no saguão principal da central de aulas do IB, para apresentações musicais durante os intervalos de aulas, que ocorreram ainda no primeiro semestre deste ano. A iniciativa está focada na apresentação de discentes, técnicos administrativos e docentes da Unesp e também da comunidade externa.

As intervenções musicais buscam quebrar a rotina das atividades acadêmicas e promover maior integração da instituição com a comunidade. A ideia é abrir espaço para que a comunidade se apresente de forma voluntária e, em contrapartida, profissionais da área possam fazer divulgação do seu trabalho.

“Já tivemos a participação de alunos da graduação, pós-graduação, e convidados externos. Para este semestre já fechamos parceria com a Afrape (Associação Fraternal Pelicano) com o projeto Som & Luz, que tem o patrocínio do Criança Esperança”, e estamos abertos a parcerias com outras organizações não governamentais, empresas e profissionais, adianta André Luis Alvarenga, técnico administrativo e membro da Comissão de Bem Estar do IB.

Renato Grassi também é técnico administrativo do IB e músico nas horas vagas. Toca guitarra, violão e contrabaixo há mais de 20 anos, além de ser integrante da banda Codici. Para ele, ter participado do projeto, no semestre passado, foi uma experiência agradável, que superou as expectativas, e gerou ótima interação com alunos, professores e funcionários que passam pelo IB.

“Acredito que essa iniciativa seja fundamental para introduzir a arte no meio acadêmico científico, contrastando com a rotina do ambiente. Também é uma ótima ferramenta de divulgação para o artista demostrar seus trabalhos perante a comunidade Unespiana”, afirma Grassi, que é quem recebe, organiza e agenda as apresentações musicais.

Mais informações

Os artistas interessados em realizar apresentações musicais no Instituto de Biociências podem entrar em contato pelo telefone (14)3880-0829 ou e-mail: [email protected] Outros canais para agendamento serão disponibilizados em breve.

Programação de atividades da Comissão de Bem Estar para este mês de agosto:

15 (terça-feira)

Abertura das Atividades: tai chi chuan

Local: Em frente ao Espaço IB Eventos

Horário: 17h30
16 (quarta-feira)

Terapias Complementares: Experimente Reiki

Local: Laboratório de Farmacologia 1

Horário: das 18 às 19 horas

17 (quinta-feira)

Sessão pipoca com o filme “O Veneno está na Mesa”

Local: Anfiteatro do IB

Horário: 19 horas

22 (terça-feira)

Gerenciamento do estresse – “O que veio primeiro: o estresse ou a falta de tempo?”

Local: Laboratório de Fisiologia da Central de Aulas 2

Horário: 12h30
23 (quarta-feira)

Terapias complementares: Experimente Reflexologia e Podologia

Local: Saguão da Central de Aulas 2

Horário: 13h

24 (quinta-feira)

Música instrumental durante o Venha Conhecer o IB

Local: Ginásio Municipal de Esportes

Horário: 8 às 22 horas