07 fevereiro 2026

Na última segunda-feira (02), o Tenente-Coronel PM Alexander Cagliari Machado completou 30 anos de serviços para a Polícia Militar. Nascido em Botucatu, passou por todos os postos de oficial, até chegar ao comando do 12º Batalhão, com sede em Botucatu.
História e carreira
Nascido em Botucatu no ano de 1974, o Tenente-Coronel PM Alexander Cagliari Machado iniciou seus estudos em escolas públicas estaduais de sua cidade natal. Ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo em 29 de janeiro de 1996, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde frequentou o Curso de Formação de Oficiais, graduando-se como Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Foi declarado Aspirante a Oficial em 04 de dezembro de 1999, completando, na data de ontem, 30 anos de efetivos serviços prestados à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Em 15 de dezembro de 2000, foi promovido ao posto de 2º Tenente PM, sendo posteriormente promovido a 1º Tenente PM em 24 de dezembro de 2006. Em 25 de agosto de 2013, ascendeu ao posto de Capitão PM, no qual permaneceu até 25 de maio de 2020, quando foi promovido por merecimento ao posto de Major PM. Por ato do Governador do Estado, em 25 de agosto de 2024, foi promovido ao posto de Tenente-Coronel PM.
Ao longo de sua carreira, atuou no 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” (ROTA), bem como no 3º BPChoque, 53º BPM/I e 12º BPM/I, unidade na qual exerceu todas as funções operacionais e administrativas, culminando no comando da organização policial militar. Entre suas principais realizações destacam-se a criação do Canil da PM em Botucatu, a construção da nova sede da 1ª Companhia de Polícia e a modernização das instalações do 12º BPM/I, que atualmente dispõe de estrutura tecnológica avançada, com sistemas de monitoramento e reconhecimento facial.
No campo acadêmico, é Bacharel em Direito, pós-graduado em Administração Estratégica, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, além de ter concluído o Curso Superior de Polícia. Possui ainda especialização em gerenciamento de crises e negociações com reféns, com certificação internacional junto ao FBI, tendo atuado por mais de dez anos como instrutor em cursos de formação e aperfeiçoamento da Polícia Militar.
Entre os cursos e estágios realizados na PMESP destacam-se: Curso de Segurança de Autoridades, Gerenciamento de Crises, Tiro Defensivo na Preservação da Vida, Comunicação Social, Direitos Humanos, Policiamento de Eventos, Recursos Humanos, Policiamento de Trânsito Urbano e Atendimento de Ocorrências com Explosivos.
É detentor das seguintes condecorações: Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, Medalha de Valor Militar – Grau Bronze e Colar Sesquicentenário Liberal de 1842.
Em 2024, foi designado para assumir o Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Botucatu, unidade responsável pelo policiamento ostensivo preventivo em 13 municípios da região, atendendo aproximadamente mais de 400 mil habitantes.
Compartilhe esta notícia









