Com novas instalações, Senai Botucatu pode triplicar capacidade de matrículas por ano

Igor Medeiros/4toques comunicação

Dos 13 irmãos do jovem Gabriel Vetorato Almeida, de 17 anos, sete já passaram pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Botucatu. Agora o próprio Gabriel busca trilhar seu próprio caminho dentro do curso de Mecânica de Usinagem oferecido pela instituição de ensino. “O Senai é a porta da frente para meu futuro, minha segunda família”, afirma ele, que nesta quinta (24), véspera do Dia da Indústria (25 de maio), ao lado de colegas, professores e autoridades, acompanhou com orgulho a cerimônia de entrega das novas instalações da unidade local.

Com investimentos da ordem de R$ 31,4 milhões, a Escola Senai – “Luiz Massa”’ mais que triplica sua área construída: de 2.447,00m² para atuais 7.839,12m². Agora ela possui três blocos, com total de 11 salas de aula, 11 laboratórios e seis oficinas. Conta ainda com biblioteca, auditório com 168 lugares, área de convivência/refeitório, escola móvel de estruturas aeronáutica (no estacionamento), salas destinadas a docentes e práticas profissionais, além de pátios exclusivos para atividades de empilhadeira e construção civil. Destaque para a arquitetura moderna, acessibilidade e o sistema ecologicamente correto de reaproveitamento de água pluvial implantado no prédio.

“Com esta ampliação a gente praticamente triplica nossa capacidade. Em 2018 devemos fechar por volta de 3 mil matrículas, sendo que há pouco tempo atrás era menos de 1 mil. Mas temos todo potencial de operar em capacidade máxima, algo em torno de 6 mil matrículas/ano”, compara o diretor da escola José Maria Milani. “Lógico que isso depende muito da demanda da nossa indústria. Porém temos convicção de que o cenário econômico do País melhore. O importante é que estas novas instalações representam um legado para a população de Botucatu e região pois estamos falando de educação profissional de primeira linha”, complementa.

Inaugurada em 7 de agosto de 1992, com apenas três cursos profissionalizantes (Costura Industrial, Mecânico de Usinagem e Eletricista), o Senai Botucatu conta atualmente com 954 alunos. Eles estão distribuídos em mais de 100 cursos vinculados a 10 áreas de atuação industrial: Automação, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Metalmecânica, Metalurgia, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação e Vestuário. Em toda sua história já contabilizou mais de 83 mil matrículas.

Igor Medeiros/4toques comunicação

A Escola Senai – “Luiz Massa” recebe estudantes não apenas de Botucatu, como também de outros 14 municípios da região (Águas de Santa Bárbara, Anhembi, Arandu, Avaré, Bofete, Botucatu, Cerqueira César, Conchas, Iaras, Itaí, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel). Portanto, é referência regional a todos aqueles que buscam conteúdo atual e prático para uma melhor formação que atenda às exigências do mercado profissional.

Além de manter parcerias junto a empresas importantes como Embraer, Caio Induscar, Duratex, Eucatex, entre outras, há alguns anos o Senai Botucatu também tem oferecido cursos gratuitos de qualificação profissional financiados pelo Poder Público Municipal. Justamente com a missão de combater o desemprego, aprimorando ainda mais a mão de obra no setor industrial, um dos carros-chefes da economia local.

“Hoje, 75% dos nossos alunos já estão empregados, com carteira assinada. Estamos enfatizando agora as atividades de Mecânica de Automóveis, Carroceria de Ônibus e cursos que atendam a própria Embraer (setor aeronáutico) e suas fornecedoras. Temos tudo para crescer ainda mais”, garante o diretor do Senai Botucatu, que no próximo mês de junho abrirá novas inscrições a cursos de qualificação profissional.

Oportunidade ao conhecimento

Entre as diversas autoridades presentes ao evento estava Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), que se encantou com as novas instalações do Senai Botucatu e deixou uma mensagem a todos os jovens que utilizam o sistema Sesi/Senai no Município.

“Trata-se de uma oportunidade de crescimento, de montar seu próprio negócio, de ter um melhor salário passando por uma escola como essa, que se compara às melhores escolas profissionalizantes do mundo. Por isso, aproveitem ao máximo. Nós estamos vivendo momentos de grandes e rápidas transformações no mundo. E o que vai fazer a diferença é se preparar, ter conhecimento, uma formação completa e uma vida saudável”, afirma.

Como tudo começou

Os irmãos José e “Titônio” Massa, filhos do patrono da escola, também prestigiaram o momento. Ná época, final da década de 80, Luiz Massa trazia de São Paulo a Botucatu a unidade fabril da encarroçadora de ônibus Caio. Porém, antes que a fábrica ficasse pronta o empresário faleceu. As primeiras intermediações para obtenção de uma unidade do Senai foram feitas com Mário Amato [presidente da entidade entre 1986 e 1992].

“Conseguimos uma carreta, que ficou um ano na Caio fazendo treinamento para fabricar ônibus e mostramos à Fiesp a necessidade de ter uma unidade do Senai para treinamento em nossa região. A Prefeitura conseguiu um prédio. A Caio fez as primeiras doações de máquinas, e outras empresas também. E o próprio Senai foi crescendo muito, acompanhando a demanda das grandes indústrias. Hoje é essa maravilha. Fico muito feliz desta escola levar o nome do meu pai. Com certeza ele estaria muito orgulhoso por ver que Botucatu tem uma das melhores mãos de obra do Estado”, complementa José Massa.

Sobre o Senai

O Senai é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculado ao sistema sindical. Trata-se de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Suas ações de qualificação profissional já auxiliaram na formação de mais de 64,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942.

Integrante do chamado “sistema S”, formado por organizações e instituições todas referentes ao setor produtivo, está presente com mais de 1 mil unidades (entre fixas e móveis) em 2,7 mil municípios brasileiros. Hoje, somente no Estado de São Paulo, possui 104 unidades. Tem a missão de atuar na formação e qualificação profissional, bem como cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse da indústria.

Serviço

Escola Senai Botucatu – “Luiz Massa”

Av. Dr. Jaime de Almeida Pinto, nº 1332 – Jd. Reflorenda

Tel.: (14) 3811-3600