
Equipamentos desenvolvidos por estudantes ampliam produção de apicultores em Itatinga

Instituições comunitárias de duas cidades paulistas foram beneficiadas com a instalação de equipamentos construídos por estudantes dos Colégios Embraer. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Banco do Brasil, faz parte de um programa de Tecnologias Sociais, que alia conhecimento prático, baixo custo e impacto direto nas comunidades.
Na região de Botucatu, a Associação dos Produtores Rurais da Microbacia do Rio das Pedras, em Itatinga, recebeu dois fornos para o tratamento da cera de abelha, desenvolvidos com uso de energia solar. Os equipamentos vão ampliar a capacidade produtiva dos apicultores locais, fortalecendo a atividade que garante renda a diversas famílias do município.
Já em São José dos Campos, a escola Vó Maira Felix, localizada no Jardim Colonial e dedicada ao atendimento de 100 crianças de até 5 anos, foi contemplada com quatro postes de iluminação. A estrutura vai melhorar a segurança e a infraestrutura do espaço sem gerar custos adicionais.
“A iniciativa reflete o compromisso dos Colégios Embraer com uma educação de qualidade, que valoriza a criatividade e a experimentação, preparando jovens para atuarem como protagonistas na construção de um futuro mais justo”, afirma o diretor do Instituto Embraer, André Tachard. “Queremos que os alunos acompanhem de perto os impactos do que desenvolveram em suas próprias comunidades, e que isso os inspire a buscar conquistas ainda maiores.”
O programa de Tecnologias Sociais dos Colégios Embraer e da Fundação Banco do Brasil já soma três anos de atividades, estimulando a criação de soluções simples, acessíveis e facilmente replicáveis, com o potencial de transformar a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade.

