Ciesp Botucatu se une ao Hemocentro para sensibilizar doadores de sangue nas indústrias

Geral
Ciesp Botucatu se une ao Hemocentro para sensibilizar doadores de sangue nas indústrias 13 julho 2022

Representantes do Ciesp – Regional Botucatu e o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB) se encontraram na manhã desta quarta-feira, 13, pela segunda vez, para alinharem uma estratégia que desenvolverão em conjunto em prol da doação de sangue.

O Ciesp abrange 28 municípios da região e contribuirá com ações de conscientização promovidas pelo Hemocentro junto às empresas, com o objetivo de estimular diretores e colaboradores a se tornarem doadores.

O projeto é realizar palestras nas empresas, explicando às equipes sobre a importância e a dinâmica da doação de sangue. Em um segundo momento, o Hemocentro vai providenciar um transporte para, em dias e horários pré-agendados, levar os doadores das indústrias de Botucatu e região até o Hemocentro para que seja realizada a coleta. 

No encontro desta quarta-feira, participaram a diretora titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias; o 1º vice-diretor Sandro Lugão e a gerente da regional, Márcia Novelli. Pelo Hemocentro, esteve presente a gerente do serviço, a enfermeira Andrezza Castro e também o servidor da área de Captação de Doadores Paulo de Alencar Pompiani.

“Estamos dispostos a ajudar o Hemocentro nesse processo de conscientização das indústrias associadas ao Ciesp. Doar sangue é um ato voluntário que pode salvar vidas. Nossas empresas têm muitos funcionários em condições de doar, por isso, vamos arregaçar as mangas e incentivá-los a participar.

O Sandro (1º vice-diretor do Ciesp) e eu já colocamos nossas empresas à disposição para a realização das primeiras palestras e, tenho certeza, nossos colaboradores se apresentarão para colaborar”, afirma Patrícia Dias, diretora titular do Ciesp.

Quem pode doar

Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 e 69 anos;

Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior à doação (seis horas no mínimo);

Ficar pelo menos 12 horas sem ingerir bebida alcoólica antes da doação;

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);

Não apresentar nenhum sintoma de gripe, febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya nos últimos 30 dias.

Covid-19

Para quem tomou a vacina contra Covid-19, a orientação é aguardar 48 horas no caso da CoronaVac e sete dias se tomou a vacina Oxford/AstraZeneca ou Pfizer.

Já os voluntários que foram infectados pelo coronavírus devem aguardar 30 dias após a recuperação.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento