Chuvas intensas causam estragos severos em pontos da Cuesta

Cidade
Chuvas intensas causam estragos severos em pontos da Cuesta 16 janeiro 2026

Volume de chuva próximo a 100 mm provocou deslizamentos, destruição de estradas rurais e isolamento de comunidades. Região das Três Pedras foi bastante afetada.

As fortes chuvas que atingiram a região da Cuesta de Botucatu nos últimos dias provocaram danos significativos nas áreas rurais, contrastando com um cenário menos crítico observado no perímetro urbano. De acordo com levantamentos locais, o volume acumulado se aproxima de 100 milímetros, o que foi suficiente para causar deslizamentos, destruição de estradas e isolamento de algumas comunidades.

Entre as áreas afetadas, destaque para o trecho de ligação entre Botucatu e Bofete. O acesso à região das Três Pedras, um dos principais cartões-postais do interior paulista, foi um dos mais atingidos.

Na serra que leva ao ponto turístico, a força da água provocou deslizamentos de terra e de pedras, além de comprometer tanto trechos asfaltados quanto vias de chão batido. Em alguns pontos, os acessos ficaram totalmente destruídos, deixando moradores e produtores rurais isolados, sem condições seguras de deslocamento.

Além das estradas, restaurantes, propriedades rurais e estruturas de apoio ao turismo em Bofete também sofreram danos, com prejuízos estruturais causados pelas enxurradas, ventos e pelo acúmulo de lama e detritos.

Para enfrentar os danos, maquinários das Prefeituras de Botucatu e Bofete deverão ser mobilizados em ações conjuntas de limpeza, retirada de barreiras e desobstrução das vias.

Acessos em Pardinho normalizados

Por outro lado, empresários da região divulgaram que Pardinho está com acessos normalizados, especialmente em seus pontos turísticos, como atrações no Gigante, todos os restaurantes e cafés na extensão das estradas do município que formam corredores turísticos.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Vacinação dengue 2
Oferecimento