Com a supervisão da professora Adriana Nogueira Melo e das estagiarias de biologia Jennifer Tezuka Macedo e Vanessa Seiko Sugihara os alunos dos 6º anos da Emef Prof. Luiz Tácito Virginio dos Santos visitaram o CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos), na Unesp Lageado.
Os alunos puderam aprofundar os conteúdos trabalhados em sala de aula, de um jeito prazeroso, real e prático com a visita ao Serpentário. Trabalhando com os seres vivos, os alunos conheceram de perto animais peçonhentos de nossa região, tendo um contato direto com escorpiões, aranhas e serpentes, estudando seus ciclos de vida, seus ataques e defesas, podendo assim compreender e prevenir acidentes com esses tipos de animais.
Os conhecimentos adquiridos na aula prática podem ser transmitidos através dos alunos ? familiares e amigos, ajudando na prevenção de acidentes, o que ajuda a promover a assistência e orientação a comunidade. Após os conteúdos teóricos, eles puderam tocar nas serpentes, brincando e interagindo com os monitores presentes, além de conhecer um pouco mais sobre a profissão, o que atraiu e despertou ainda mais a curiosidade e o interesse dos alunos.
{n}Cevap{/n}
O Cevap da Unesp de Botucatu é um Centro Interunidade, modalidade de Unidade Complementar, prevista no Estatuto da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multicampi, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação.
Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Instituto de Biociências de Botucatu, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e Instituto de Biociências de Rio Claro.
Em 2006 inaugurou sua sede definitiva, com aproximadamente 2.000 m2 de área construída, na Fazenda Experimental Lageado Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP em Botucatu. O complexo dispõe de portaria, guarita de controle, cabina de força, reservatório elevado de água, zoológico de animais peçonhentos, prédio de recepção de animais e quarentenário, prédio de serpentários externos e biotério de roedores, prédio de serpentários internos, laboratórios de pesquisa, prédio de administração, salas de aula e de produção de mídias.
Compartilhe esta notícia