CEO da Uber encontra presidente da Embraer para discutir projeto de veículo elétrico voador

Geral
CEO da Uber encontra presidente da Embraer para discutir projeto de veículo elétrico voador 04 novembro 2017

 

Pouco antes de finalizar as certificações iniciais do KC-390, a Embraer declarou na divulgação dos resultados financeiros do 3º trimestre deste ano que já está avançando com a produção em série de três aviões da linha KC-390, os S/N 003, 004 e 005. As peças de outros dois aviões de série estão sendo fabricadas neste momento.

Os KC-390 de série são as aeronaves destinadas para o Governo Brasileiro, e futuramente também para os outros clientes, como o Governo de Portugal, que neste ano comprou 5 aviões deste tipo.

A Embraer também aproveitou para ressaltar que os dois protótipos de testes já completaram 1350 horas de voo, e já fizeram testes de atividades militares recentemente, como o lançamento de paraquedistas em altitude elevada pela porta traseira, além de usar equipamentos de visão noturna.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte de carga, tropa ou paraquedistas, reabastecimento aéreo, além de apoio a missões humanitárias, busca e resgate, evacuação médica e combate aéreo a incêndios.

O KC-390 transporta até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade para operar em ambientes hostis, incluindo pistas não-preparadas ou danificadas.

Trata-se de um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. De acordo com a Embraer, a campanha de testes do KC-390 está avançando de forma extremamente satisfatória, atendendo todos os requisitos da aeronave e validando os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia.

A Capacidade Operacional Inicial deve ser atingida até o final deste ano e as entregas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2018.

Dara Khosrowshahi esteve no Brasil pela primeira vez na terça-feira (31), dia em que aconteceu a votação no Senado sobre o projeto que regulamenta os aplicativos de transporte. Além de se reunir com senadores e governantes, ele fez uma visita institucional ao presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, no escritório em São Paulo, onde conversou, entre outros temas, sobre o Uber Elevate Network, uma espécie de helicóptero elétrico voador que decola e pousa na vertical que está sendo desenvolvido em parceria com a fabricante brasileira de aviões.

A ideia é que os veículos elétricos voadores façam deslocamentos urbanos curtos. Eles teriam capacidade para diminuir o tempo de deslocamento do distrito de Marina, em São Francisco, a São José, na Califórnia, de duas horas para 15 minutos. Além disso, serão movidos à energia, o que diminuira a emissão de poluentes. A expetativa é deixar o modelo pronto para testes em 2020 e começar a usá-los comercialmente em 2023.

A Embraer vai ajudar no desenvolvimento da aeronave, na fabricação e ficar responsável pela manutenção. Já a Uber ficará responsável por desenvolver a plataforma de pedidos de corridas para a aeronave.

O projeto está sendo feito no Centro de Inovação de Negócios da Embraer, com sede na Flórida, nos Estados Unidos, e envolve pesquisadores da Uber do Vale do Silício e de Boston. As empresas Aurora Flight Sciences, Pipistrel Aircraft, Mooney International e Bell Helicopter Textron também são parceiros do projeto.

Fonte: Gazeta do Povo

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento