
Com 92 anos de história, instituição foi homenageada na Câmara por sua atuação solidária e pelo acolhimento espiritual prestado à comunidade de Botucatu.

O Centro Espírita Caminho da Luz completa, nesta terça-feira (01/07), 92 anos de atividades ininterruptas em Botucatu. Fundado em 1933, o local é um dos espaços mais tradicionais de acolhimento, espiritualidade e serviço comunitário da cidade.
A trajetória da instituição foi reconhecida oficialmente na noite desta segunda-feira (30/06), durante sessão na Câmara Municipal, com a entrega de uma Moção de Aplausos. O atual Presidente do Centro, Alfredo Zavatte Filho, esteve presente com outros integrantes para receber a homenagem.
A homenagem destacou a importância do Centro Espírita Caminho da Luz por sua história e também pelas inúmeras ações sociais que desenvolve há mais de quatro décadas.
A atuação do Centro ocorre especialmente junto à comunidade do Parque Marajoara. A moção ressaltou o papel da instituição no acolhimento fraterno e na promoção do bem comum em Botucatu.
Acolhimento e conforto

Ao longo dos anos, o centro tornou-se um ponto de referência para quem busca conforto espiritual, orientação e solidariedade. Com atividades regulares, a casa oferece palestras e passes magnéticos às segundas e sextas-feiras, sempre às 20h, sendo todas as atividades gratuitas e abertas ao público.
A sede do Centro Espírita Caminho da Luz está localizada na Rua Curuzu, 130 – Centro de Botucatu, e todos estão convidados a participar das reuniões públicas e conhecer mais sobre a doutrina espírita e as ações realizadas pela instituição.
Conheça a história

As atividades do Centro Espírita Caminho da Luz tiveram início na década de 1920, na residência do Sr. João Gasparini, na Rua Curuzu, 445, em Botucatu. Por isso, ele é reconhecido como o pioneiro do Espiritismo na cidade.
Em 11 de agosto de 1941, a instituição passou a funcionar em um prédio alugado na Rua Curuzu, 130, com melhores condições para atender o público. Em 26 de janeiro de 1945, o imóvel foi adquirido de forma definitiva.
Em 2015, a diretoria decidiu demolir o antigo prédio e construir uma nova sede no mesmo local, com mais salas e melhor infraestrutura. Hoje, o Centro desenvolve atividades religiosas, assistência social, evangelização, biblioteca, trabalhos manuais e ações em parceria com a AME Botucatu – Associação Médico-Espírita.
No dia 2 de junho de 1946, uma ata registra a proposta da diretoria de construir um abrigo para crianças carentes e abandonadas. A iniciativa foi aprovada por unanimidade, mas não se concretizou na época devido a limitações financeiras.
O projeto saiu do papel anos depois. Em 14 de abril de 1984, começou a construção da Creche Lar Escola Caminho da Luz, inaugurada em 14 de novembro de 1987, no Parque Marajoara, na Rua Alencar Saboia, 576. A realização contou com a parceria do então prefeito Antoni Jamil Cury, que forneceu a mão de obra, enquanto o Centro doou os materiais.
Com o tempo, foram feitas melhorias no espaço: berçário, galpão coberto para recreação, lavanderia com três máquinas de lavar e áreas para armazenamento. Além do acolhimento às crianças, o Centro promoveu oficinas para mães e introduziu aulas de música para os pequenos, sempre supervisionados pela instituição.
A pedido do prefeito Cury, o Centro cedeu uma sala dentro da creche para instalação do primeiro posto de saúde do bairro. Mais tarde, a Prefeitura alugou um imóvel com melhores acomodações e, posteriormente, construiu o Posto de Saúde definitivo, que funciona até hoje no local.
Em 2 de dezembro de 2013, por força de lei, a Prefeitura de Botucatu desapropriou a creche e assumiu sua administração.
Em 2012, o Centro Espírita Caminho da Luz adquiriu um lote na Rua Casemiro Gomes Filho. Meses depois, com a ajuda de três colaboradores anônimos, foi construída no local uma cozinha equipada, onde atualmente são preparados alimentos, sopas e macarronadas para doação. O habite-se da construção é datado de 07 de agosto de 2012.



