Centro de Saúde Escola (CSE) realizou exposição de bonecos articulados

Até o dia 24 de dezembro de 2018, o Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), recebeu uma exposição de bonecos articulados. A mostra foi fruto de uma oficina realizada com os profissionais (residentes) da Saúde Mental e usuários do serviço de saúde.
Cerca de 12 usuários do CSE participaram dessa iniciativa. “A oficina de bonecos possibilitou inúmeras trocas entre os profissionais e usuários, que puderam ultrapassar seus lugares de saber para se abrirem a novas formas de criar, e assim produzir saúde e cuidado”, explica Tatiane Maschetti, assistente social do CSE.
“A ideia de realizar a exposição surgiu a partir do convite para a oficina de confecção e manipulação bonecos articulados, de iniciativa da Unesp. Depois da oficina, intuímos que poderíamos trazer a prática para o grupo de Saúde Mental e transformá-la em mediação para alguns encontros. Com o decorrer da oficina, percebemos o despertar de muitas potencialidades nos usuários, o desejo de criar e o entusiasmo com a admiração dos próximos. Foi então que surgiu a ideia da exposição, da reflexão de que o valor artístico não é apenas o ser belo ou rentável, mas também da produção de vivências, de criação, de cuidado e de saúde mental”, complementa Tatiane.
Os residentes da Saúde Mental envolvidos com o projeto são: Tatiane Maschetti (assistente social), Giovanna Fogaça (psicóloga), Márcia dos Santos (enfermeira), Giovanna Natal (assistente social) e Cintia Vanzela (psicóloga).