A equipe de médicos coordenados pelo professor doutor Carlos Roberto Teixeira, do Hospital Veterinário da Universidade Estadual Paulista (HV/Unesp) de Botucatu estão trabalhando para tentar salvar um raro exemplar de onça suçuarana (parda) atropelado na madrugada de quinta-feira (3), no km 328 da SP-300 – Rodovia Marechal Rondon região de Agudos.
O animal, um macho, adulto, de aproximadamente cinco anos e 46 quilos corre risco de morrer por causa de graves ferimentos. Eles sofreu fraturas nos ossos dos membros posterior e inferior e também um traumatismo craniano, o que nos preocupa muito, disse o médico, coordenador do Centro de Medicina e Pesquisas em Animais Selvagens (Cempas) do hospital.
Os médicos fizeram exames de raios X para verificar as fraturas nos membros e tomografia computadorizada, além de exames complementares, para avaliar a extensão e gravidade da lesão no crânio. A equipe também estuda a possibilidade de pedir auxílio a médicos neurologistas de humanos para auxiliar na tarefa de avaliar as condições de saúde do animal.
Vamos fazer o que pudermos para tentar salvá-la, não podemos perder um animal desses, pois se trata de um belo exemplar, que há muitos anos eu não via um, mas infelizmente é uma pena porque a situação dele é crítica, disse Teixeira.
Os ferimentos foram provocados pela batida de VW Gol, com placas de Lençóis Paulista (SP). O motorista, não conseguiu frear a tempo de evitar o choque. A Polícia Rodoviária não divulgou a identidade do motorista, mas disse que ele está bem, embora o carro tenha sofrido danos de grande monta.
Depois do atropelamento, equipes do Corpo de Bombeiros e do Zoológico de Bauru, resgataram o animal e o levaram ao zoo, onde recebeu os primeiros socorros para depois ser transferido ao Hospital Veterinário da Unesp de Botucatu.
Compartilhe esta notícia