Cartório Itinerante leva biometria aos funcionários da Eucatex

 

A 26ª Zona Eleitoral de Botucatu deu início nesta quarta-feira, dia 23, a uma nova fase do projeto Cartório Itinerante. Até o dia 01 de setembro, a equipe da Justiça Eleitoral realizará a biometria dos funcionários da empresa Eucatex. A estimativa é atender mais de 250 pessoas neste período.

A ação conta com o apoio do Recursos Humanos da empresa, que agendou e promoveu a divulgação junto aos funcionários.
​Esta será a primeira experiência de levar a biometria para dentro de uma empresa. Segundo o chefe do Cartório, Igor Ignácio, a iniciativa é a apenas a primeira de série de ações previstas para os próximos meses.

“Estamos entrando na reta final do cadastro biométrico e ainda não atingimos metade do nosso eleitorado, por isso a Justiça Eleitoral rompeu os paradigmas, derrubou os muros da burocracia e saiu às ruas em busca do eleitor.

Muitas barreiras foram superadas para que pudéssemos realizar tal intento e em breve divulgarei tantos outros projetos que a Justiça Eleitoral de Botucatu fará, mas tenho certo que tudo isto só está acontecendo pela união de forças dos mais variados setores da sociedade.

E é certo que um sonho que se sonha só é só mais um sonho, mas um sonho que se sonha em conjunto é uma realidade”, afirma Ignácio.
​Em outubro, as empresas Irizar, Centroflora e Caio/Induscar também serão atendidas pelo Projeto, com uma expectativa de atingir, aproximadamente, 2 mil funcionários.

“O Cartório Itinerante foi implantado em abril deste ano oferecendo apenas o agendamento aos eleitores. A partir de agora as ações serão realizadas através do recadastramento, dando a possibilidade de emissão do título de eleitor de imediato”, explica o chefe do Cartório.

​Neste período foram atendidas mais de 7 mil pessoas. O atendimento foi realizado em parceria com órgãos públicos e privados, como Prefeitura, Poupatempo, Fórum, Unesp (Hospital das Clínicas, Hospital Estadual de Botucatu, Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), Pronto Socorro Municipal Infantil, Faculdade de Medicina, Instituto de Biociências, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Faculdade de Ciências Agronômicas), escolas públicas e particulares e supermercado Central.

A iniciativa foi uma forma que a 26ª ZE encontrou para aumentar o número de agendamento de eleitores, evitando desta forma aglomeração no final do processo de recadastramento, em dezembro de 2017. Segundo levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 62.366 eleitores da 26ª ZE (Botucatu, Itatinga e Pardinho) ainda não passaram pela Biometria.

Biometria
​Todos os eleitores de Botucatu, Itatinga e Pardinho deverão se apresentar à Justiça Eleitoral para a revisão obrigatória do eleitorado, que tem como objetivo a coleta de dados biométricos com a atualização do cadastro eleitoral. O não comparecimento à revisão levará ao cancelamento do título e o eleitor ficará impedido de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.
Atendimento

​O eleitor deve comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência.
​Em Botucatu, o atendimento será de segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h30. O Cartório Eleitoral está instalado na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro. Em Itatinga o posto da equipe eleitoral está instalado na Casa do Cidadão, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e em Pardinho das 8 às 12 horas e 13 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536/3815-5379.